Ontem, quarta-feira, 27, as medidas preventivas contra as infecções foram discutias no Hospital Universitário Clemente de Faria. Foi apresentado o relato de caso Avaliação da Ocorrência de Enterococcus faecium resistente a vancomicina (VRE) em Hospital Universitário.
A apresentação foi feita pela bioquímica Juliana Beatriz Lima Cardoso, tendo como comentarista a médica Cláudia Rocha Biscotto, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital da Unimontes. Participaram do debate, os professores Antônio Prates Caldeira, Luçandra Ramos Espírito Santo e Leandro de Freitas Teles.
A atividade é voltada para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, residentes e acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem, além de outros profissionais da saúde.
RELATO
O relato de caso está inserido no Programa de Educação Permanente e Continuada (PEPC) do Hospital da Unimontes. O PEPC tem como objetivo assegurar a qualidade do atendimento do Hospital Universitário, com atividades contínuas voltadas para o treinamento e qualificação dos servidores de todos os setores.
A bioquímica Juliana Lima Cardoso atua no setor de microbiologia do Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário Clemente de Faria. Durante o relato de caso, ela abordará as medidas para o isolamento da bactéria Enterococo, que é considerada um das principais causas de infecções hospitalares, apresentando ampla disseminação em hospitais de grande porte. (Com Ascom/Unimontes)