A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho,através de projeto do Assistente Social Fernando Andrade, vem inovando no atendimento dos pacientes de todo Hospital e de seus acompanhantes, tal projeto atende principalmente pacientes Oncológicos e de Hemodiálise.
De acordo com Fernando, o projeto procura atender os pacientes e familiares em suas variadas complexidades, seja emocional e social. Explica que o projeto visa diminuir o tempo de internação dos pacientes e que quando houver a internação, que esta não seja tão sofrida.
O assistente social afirma que é feita uma análise dos pacientes levantando suas necessidades, e depois os encaminha para a rede de atendimento no intuito de atender suas necessidades não institucionais.
DISTRIBUIÇÃO
Fernando Andrade revela que dentro dos quartos são distribuídos para os pacientes, kits de higiene pessoal, fraldas geriátricas, absorventes, corte de cabelos e ainda são feitas doações de cestas básicas, panfletos com mensagens de auto-estima, protetores solares dentre outros.
- A Fundação Dilson de Quadros criou a sala de entretenimento onde os pacientes terão aulas de inserção digital (computação) filmes de auto-ajuda e exemplos de vida. Pacientes tem à disposição ainda jogos interativos, confecção de artesanatos, geração de renda através das oficinas psico-sociais, biblioteca com livros dos direitos dos pacientes e livros de auto-ajuda.
Destaca ainda o bate papo com pacientes que fica a cargo da psicóloga Sabrina. Fernando comenta que já é visível o reflexo da recuperação dos pacientes e que após a implementação total deste projeto que teve início no último dia 15 de agosto, parte para um projeto mais ousado que conta com a participação especial dos pacientes e a elaboração do livro dos pacientes usuários no qual já tem até título, As histórias que não contamos.
LIVRO
- Esta obra literária conta as dificuldades e alegrias que os pacientes vivenciaram e que deverá ser um exemplo de vida para todos nós que temos vidas perfeitas e não sabemos aproveitar esta graça de Deus.
Fernando Andrade lembra que sem o espaço e a vontade que a Fundação Dilson de Quadros tem não seria possível colocar este projeto em prática.
- Temos a ajuda fundamental da médica Oncologista Rosiana Soraya que nos ajuda de maneira relevante em todos os aspectos, finaliza. (Da Ascom hospital)