Sidney Cruz
Colaboração para O NORTE
Dando continuidade à programação das ações do Escritório da Qualidade, rumo à Acreditação Hospitalar, a Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho está iniciando nesta quinta-feira, 17, das 8h às 17 horas, no anfiteatro, o Curso de Gestão da Qualidade, destinado a todos os coordenadores e supervisores de setores que atuam no Hospital Dilson Godinho. O treinamento contempla a realização de capacitação e educação gerencial, dividido em sete módulos, visando o desenvolvimento de habilidades e competências das lideranças para implantação de práticas que atendam aos requisitos da Acreditação, conforme modelo determinado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação.
A ONA é uma organização não governamental, com abrangência de atuação nacional, e tem por objetivo geral promover a implementação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a garantir a qualidade na assistência aos cidadãos brasileiros, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País.
O treinamento, que está sendo executado com recursos do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG – Pro-Hosp, constará de sete módulos, cada um com 7 horas de duração, e em todos os módulos haverá exposição interativa, com análise de casos. Ao final, serão aplicados exercícios, com solução de problemas e avaliação. Os módulos terão os seguintes temas: Liderança e Mudança, Planejamento Estratégico, Gestão por Processos, Indicadores de Desempenho nos Serviços de Saúde, Gerenciamento dos Riscos, análise e Solução de Problemas – Ferramentas da Qualidade, Avaliação para a Acreditação.
Durante o curso, serão abordados tópicos relacionados com: Estratégia, Liderança e Qualidade, Perfil do líder no desenvolvimento da qualidade, Sistema de medição do desempenho, Análise crítica do desempenho global, Estratégia e qualidade, Métodos de identificação, definição, padronização e documentação de processos, Conceitos fundamentais de um sistema de indicadores de desempenho, Requisitos do Manual Brasileiro de Acreditação, Ações direcionadas à redução de riscos na saúde, Montagem de instrumentos de pesquisa da satisfação do usuário, Estrutura e Lógica do Manual Brasileiro de Acreditação.
O projeto de implantação do Programa de Acreditação no Hospital Dilson Godinho é coordenado por Simone Ataíde Caldeira, do Escritório da Qualidade, e Ronaldo José dos Santos, assessor da Diretoria, e faz parte das ações que estão sendo implementadas desde fevereiro de 2008, com o objetivo de acompanhar e controlar o processo de qualidade do Hospital, bem como avaliar os indicadores de desempenho. A coordenação e execução técnica do treinamento – que é uma das etapas do projeto – ficará a cargo de Cláudio Medeiros Santos, graduado em Direito, com especialização em Administração Pública e em Gestão da Qualidade; MBA em Gestão de Negócios pela FGV; Coordenador executivo estadual do programa da qualidade da Fundação Hemominas – PQFH, consultor externo do Sebrae Minas e consultor de diversas organizações de saúde públicas e privadas.