Hospital da Unimontes inicia campanha sobre doação de órgãos

Jornal O Norte
Publicado em 04/12/2009 às 10:06.Atualizado em 15/11/2021 às 07:19.

O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), iniciou na terça-feira, 01, a I Campanha de Esclarecimento sobre a  Doação de Órgãos e Tecidos. A solenidade oficial de lançamento, realizada pela manhã, foi presidida pelo vice-reitor e superintendente do Hospital Universitário, professor João Canela, que esteve representando o reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.



A iniciativa tem como  objetivo conscientizar os servidores do Hospital da Unimontes, a comunidade acadêmica e toda a sociedade de Montes Claros sobre a importância da ação. Coordenada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HUCF, a iniciativa conta com o apoio do Governo de Minas, através da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos Norte/Nordeste da Secretaria de Estado de Saúde.



O professor João Canela destacou que, com o lançamento da campanha, o Hospital da Unimontes reforça seu compromisso com a solidariedade e com a vida, envolvendo todo o seu corpo funcional. “A solidariedade se inspira na doação e no transplante de órgãos e tecidos de forma muito clara. Por isso, temos o maior carinho com essa idéia”, afirmou o vice-reitor e superintendente do Hospital Universitário.



Ele ressaltou, também, a necessidade de as pessoas se conscientizarem sobre a importância de salvar vidas. “Acreditamos que, com essa conscientização, a sociedade está aprendendo a lidar frente a frente com a questão do transplante de órgãos”.



A coordenadora da Central de Notificação e Captação de Órgãos Norte/Nordeste da Secretaria de Estado de Saúde, Sônia Rodrigues Cruz, agradeceu o apoio da direção do Hospital Universitário, no sentido de aumentar a possibilidade de doações e transplantes de órgãos em Montes Claros. Enalteceu, ainda, a importância da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da instituição.



Ainda na oportunidade, a psicóloga Graciele Botelho Brito, da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos Norte/Nordeste, proferiu a palestra “A situação atual dos transplantes de órgãos em Montes Claros”. Nela, salientou que o objetivo da campanha, realizada também em outros hospitais da cidade, é de aumentar consideravelmente o número de doações, estimulando que todas as famílias possam conversar entre si sobre o assunto.



Em Montes Claros, são feitos transplantes de rim e córnea. A psicóloga Graciele Brito informou que, atualmente, existem cerca de 250 pessoas na fila dos transplantes; 200 aguardam pelo transplante de rim e 50 esperam o recebimento de córneas. Por outro lado, lembrou que as doações e transplantes estão aumentando ano a ano. Ela falou, ainda, sobre as principais dúvidas das famílias sobre o processo da doação de órgãos. Entre outros aspectos, esclareceu, por exemplo, os órgãos e tecidos que podem ser transplantados: coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão.



Em 2005, Montes Claros registrou 12 doações de rins e 50 de córneas. Em 2008, os números foram ampliados: 30 de rins e 168 de córneas. Até junho de 2009, foram registradas 30 de rins e 152 de córneas. (Fonte: Ascom Unimontes)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por