Ricardo Soares
Colaboração para O NORTE
Com o aumento dos números de casos de dengue em Montes Claros, algumas ações tiveram que ser tomadas para combate desta preocupante endemia. Uma das ações foi a criação de uma força tarefa no Hospital Alpheu de Quadros, que passa a partir de agora, ser referência dos primeiros atendimentos nos casos suspeitos de dengue na cidade.
No último sábado (23), toda equipe de enfermagem, da recepção e funcionários do laboratório daquela unidade foram treinados quanto à forma de acolhimento e assistência ao cliente com sinais e sintomas da dengue que procuram o Alpheu de Quadros. O treinamento incluiu também, sobre a forma de coleta de material para sorologia (IgM) e a realização deste exame no próprio hospital, uma vez que o Alpheu de Quadros, além de prestar assistência aos clientes com suspeita de dengue, se junta à Policlínica Municipal Carlos José dos Espírito Santo, que fica atualmente na antiga sede da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Edgar Pereira, na realização deste exame especifico, que é a sorologia, realizado a partir do 6º dia após os primeiros sintomas da dengue.
Segundo o diretor geral do Alpheu de Quadros, Rodrigo Passos, o hospital se preparou para receber os clientes com suspeita da dengue, e o atendimento será feito com base num protocolo e fluxograma específico elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Passos, ainda foram colocados mais médicos e profissionais da enfermagem nos horários de pico, tudo para atender a demanda que procura pelo atendimento naquele hospital. A idéia é atender todos que procuram por aquele serviço com maior agilidade e qualidade possível.
Entretanto, a melhor forma de combate da proliferação desta doença ainda é a prevenção, o que coloca num plano superior a participação de toda a população em adotar medidas simples como evitar deixar água parada, não jogar lixo em lotes vagos, dentre tantas outras. E, ao menor sinal dos sintomas da dengue (dor cabeça, dor nos olhos, febre, mal estar, manchas vermelhas pelo corpo, vômitos), as pessoas devem procurar o serviço de saúde imediatamente.