Naíma Rodrigues
Repórter
onorte@onorte.net
De acordo com informações do INCA – Instituto Nacional do Câncer, a leucemia é o tipo de câncer mais presente entre as crianças. Dados do instituto revelam, ainda, que 5.330 homens e 4.220 mulheres foram atingidos em 2006 com a doença. Fato curioso é que 54% dos doadores de medula óssea são mulheres. Destas, a maior parte, cerca de 52 mil, possui entre 18 e 25 anos de idade. Já entre os homens, o maior numero de doadores está na faixa etária de 26 a 35 anos, totalizando aproximadamente 43 mil doadores.
Em entrevista, Maria Hildenisse, responsável pelo setor de captação de doadores de sangue e medula de Montes Claros, falou sobre a abordagem que está sendo feita aos doadores de sangue para que eles possam colaborar também com a doação de medula.
- Estamos abordando todos os doadores de sangue, para que eles possam realizar o teste de medula óssea, já que o assunto é pouco conhecido pela população e desperta certo receio. As pessoas que se cadastram, não devem pensar que serão chamadas de imediato, mas devem levar em conta que estão sendo solidários com o próximo, e caso seja solicitado, possam colaborar. Recebemos cerca de 100 doações de sangue por dia. Mas, das doações feitas para medula, são somente 100 durante o mês. É, satisfatório. No entanto, poderia ser bem melhor – diz Maria Hildenisse.
RISCOS
Estima-se que as chances de se encontrar um doador compatível entre irmãos é de aproximadamente 25% a 30%, podendo chegar a 1 em 100 mil entre pessoas não aparentadas.
Os riscos dos doadores de medula óssea são praticamente inexistentes. Apenas 10% da medula óssea é retirada e, dentro de poucas semanas, a medula será recomposta pelo organismo.
