Hemominas é recordista no cadastramento de doação de medula

Jornal O Norte
Publicado em 11/08/2008 às 16:02.Atualizado em 15/11/2021 às 07:40.

Samuel Nunes


Repórter



A Fundação Hemominas é a instituição que mais cadastra doadores de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No último dia 1º, a instituição recebeu homenagem do Inca e da Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados pelo sucesso da parceria iniciada em 2000.



A entrega do certificado aconteceu durante o 2º Encontro de Profissionais dos Hemocentros, realizado nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Rio de Janeiro. O evento reuniu representantes de hemocentros de todos os Estados para discutir estratégias para o recrutamento de doadores de medula óssea.



NÚMEROS



De acordo com Gislaine Andrade Lopes, responsável pelo setor de captação e cadastro do Hemominas, em Montes Claros mais de 1000 cadastros foram feitos em 2007. Revela que o número de doadores em 2008 baixou para 484. Salienta ainda que 55% das pessoas que esperam por doadores de medula são jovens, o que reforça a importância de toda a população se envolver em doações.



- A falta de informação por parte da maioria das pessoas, além da reforma no prédio, contribuiu para a queda nos cadastros - diz.



Desde 2000 o Estado a instituição já enviou mais de 150 mil cadastros para o Redome-Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, sendo o terceiro estado em número de voluntários no país, que tem mais de 730 mil cadastrados.



- Só em 2008, de janeiro a maio, a Hemominas já registrou, 17 mil candidatos à doação - revela.



VIDAS



Gislaine Andrade Lopes explica a importância da população se conscientizar quanto à doação de medula, tendo em vista que o gesto pode restaurar e salvar vidas.



- A mídia por meio de novelas já discutiu este tema, contudo, depois do término destas novelas o assunto cai no esquecimento, tendo o Hemominas que trabalhar com os próprios recursos, como por exemplo, palestras - afirma.



INFORMAÇÃO



Ela destaca a falta de informação como a principal responsável pela baixa no número de doadores cadastrados na cidade. Gislaine explica que a medula óssea não é a espinhal e sim uma gordura acumulada conhecida como tutano, responsável pela circulação do sangue no organismo.



- A medula se aloja em ossos chatos, ou seja, no osso externo. Também próximo à virilha. Muitas pessoas acham que pode ficar paraplégicas depois da doação de medula, isso é um mito que toda a sociedade tem que trabalhar no sentido de ser totalmente extinto da mente das pessoas. Não existe nenhum registro de ocorrência médica depois de uma pessoa efetuar a doação de medula óssea - explica.



Enquanto a medula óssea, como descrito anteriormente, é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por