cidade

Guarda Municipal lança campanha ‘Pipa Legal’

Conforme a entidade, apenas em 2023, 1.067 materiais cortantes foram apreendidos em MOC

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 18/07/2024 às 19:00.
Nesta semana, a Guarda Municipal realizou uma operação de vistoria nas ruas de Montes Claros, visando a apreensão de materiais ilegais utilizados na fabricação e manuseio de pipas (Guarda Municipal Montes Claros)

Nesta semana, a Guarda Municipal realizou uma operação de vistoria nas ruas de Montes Claros, visando a apreensão de materiais ilegais utilizados na fabricação e manuseio de pipas (Guarda Municipal Montes Claros)

Devido à aproximação da temporada de pipas (papagaios), o Governo do Estado lançou a campanha digital “A Vida Por Um Fio”, a fim de alertar a população sobre o perigo do uso de linhas cortantes utilizadas na fabricação de pipas. Por meio do telefone 181, a população pode denunciar anonimamente estabelecimentos e pessoas que comercializam os produtos. O número é válido para todo o Estado. 

Em Montes Claros, está em vigor a lei 5.289/20, que proíbe a soltura de pipas em área urbana, independentemente do material em que é confeccionada. A lei surgiu a partir de 2020, quando uma mulher que seguia de moto por uma avenida no Bairro Canelas foi ferida pela linha chilena e faleceu no local. O filho da vítima, de 11 anos, estava na garupa e não teve ferimentos. O fato gerou comoção na cidade e regras mais rígidas tiveram que ser adotadas. A lei prevê multa de dez a 200 Unidades de Referência Fiscal Municipal (UREFs), algo entre R$ 584 a R$ 11 mil, para quem for apanhado cometendo o delito. 

Na última terça-feira (16), mais uma operação da Guarda Municipal (GM) foi levada a efeito em bairros da cidade. Os dados da GM apontam que, no ano de 2023, foram recolhidos cerca de 1.067 materiais cortantes das ruas, incluindo pipas, frascos contendo “cerol” e linhas cortantes, em geral. O período de férias escolares e de ventos mais fortes são considerados os de maior desafio e com o maior número de apreensões. Nos meses de janeiro, fevereiro, junho, julho, agosto e dezembro, foram mais de 150 apreensões por mês. “No mesmo período deste ano, estamos recolhendo uma média de 50 a 70 materiais por semana”, informa o inspetor Vinícius Fonseca, da GM. Ele acrescenta que a grande dificuldade reside no fato de que nem sempre o infrator está próximo ao local onde são vistos os materiais. “Quase sempre eles evadem do local quando avistam a viatura. E outras vezes, a pipa engancha em algum lugar distante de onde foi solta, mas o perigo continua ali e pode ter sérias consequências, por isso contamos com o apoio da população para as denúncias”. 

Ainda conforme o inspetor, durante todo o ano a GM promove campanhas educativas nas escolas, conscientizando crianças e jovens sobre as consequências que o uso desse material pode trazer. Em 2023, mais de 20 escolas receberam as palestras da sexta edição da campanha “Pipa Legal”, tanto na zona urbana quanto na zona rural. As escolas podem procurar a Guarda Municipal e agendar as palestras.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por