Samuel Nunes
Repórter
Durante o carnaval, o ministério da Saúde vai priorizar a campanha de prevenção à aids no grupo de meninas de 13 a 19 anos. Segundo o Grappa - Grupo de apoio às pessoas portadoras de HIV, o motivo desta prioridade é o aumento do número de casos entre as garotas dessa faixa etária nos últimos anos.
De acordo com o grupo, em 2008, as mulheres jovens foram escolhidas como público-alvo da campanha de carnaval porque, já naquela época, a aids afetava mais mulheres, entre 13 e 19 anos. Para cada seis meninos com aids, havia dez meninas. Considerando todas as faixas etárias, para cada 15 homens com aids, havia dez mulheres.
(ARQUIVO/SAMUEL NUNES)
Tati Viana: prevenir é a melhor forma de se divertir.
- Em 2009, a campanha foi mais direcionada a mulheres com mais de 50 anos. Dados do ministério da Saúde revelam que mais da metade das mulheres nessa faixa etária (55,3%) é sexualmente ativa. O problema é na hora de se prevenir.
A presidente do Grappa em Montes Claros, Tati Viana, afirma que campanha similar também tem ocorrido em todo Norte de Minas, pois as mulheres estão se infectando mais que os homens.
- Acreditamos que há falta de autonomia para que estas mulheres negociem o preservativo com seus parceiros. Foi feito pelo Grappa, em parceria com o estado, em 2009, um trabalho em algumas cidades do Norte de Minas, como Januária, Pirapora, Itacarambi, Manga e São João do Paraíso, focando somente as mulheres. Foi trabalhada, não só a prevenção, mas também houve reuniões de convivência - afirma.
Diz ainda que foram distribuídos neste projeto mil preservativos masculinos, mil preservativos femininos e mil informativos gráficos. Também foi feito em Montes Claros, em seis escolas públicas, um trabalho de prevenção denominado jovens protagonistas em ação, com o objetivo trabalhar temáticas relacionadas à sexualidade humana, proporcionando a aquisição de conhecimentos, habilidades e experiência para uma melhor estima da própria saúde.
Tati Viana afirma que desta forma pode-se reduzir o estigma, o preconceito e a discriminação em relação aos portadores do vírus HIV e, ainda, incentivar a mudança de comportamento frente à questão das DSTs e gravidez precoce, resgatando valores e princípios em jovens e adolescentes entre 13 e 21 anos.
De acordo com a presidente, no carnaval deste ano o Grappa está começando uma parceria com a secretaria de Defesa Social e Transportes incluindo a seção de prevenção contra drogas.
- Pretendemos atingir populações diversas, porém, mais focado em jovens e mulheres, na Avenida João Luis de Almeida, onde vai acontecer o carnaval 2010, em bairros pólos de Montes Claros e também na rodoviária, onde todo ano o fluxo de pessoas é muito grande. O nosso lema é: prevenir é a melhor forma de se divertir – finalizou.
PROGRAMAÇÃO CARNAVAL 2010 - GRAPPA
Dia 08 a 12/02 – ronda noturna com distribuição de preservativos e material educativo sobre DSTs e aids em bares movimentados dos seguintes locais:
Maracanã - São Judas - Dr. João Alves - br 135 - Santo Antônio - Delfino - Jardim Palmeiras - Major Prates - São Geraldo - Morada do Parque - Avenida Mestra Fininha - Santos Reis - Edgar Pereira - Vila Brasilia - Avenida Sanitária - Centro - São João - Esplanada - JK – Planalto – Aeroporto - Vila Regina – Lourdes - Roxo Verde – Cintra - Santa Rita e Morrinhos.
Dia 13/02 - prevenção na rodoviária, com distribuição de preservativos e material educativo sobre DSTs e aids. De 08 às 16h.
Prevenção no pagode: De 16 às 20h, Bairro Jardim São Geraldo.
Dias 14 e 15/02 – avenida João Luiz de Almeida.