Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Moradores do grande Santos Reis, bairro situado na região norte de Montes Claros, que hoje tem uma população de cerca de 50 mil habitantes, sofrem com problemas de infra-estrutura.
Em contato com a reportagem de O Norte na manhã da última sexta-feira, um morador que reside há 40 anos no bairro e que prefere não se identificar, diz que no quesito Segurança não têm do que reclamar. Segundo ele a região conta com o Consep – Conselho de Segurança Pública, que tem proporcionado um resultado bastante positivo. Ele diz que o índice de criminalidade diminuiu de forma substancial.
Segundo ele, no que diz respeito à Saúde, os moradores também estão satisfeitos. Assim também é com a Educação, que é assistida através das escolas e creches ali instaladas.
RECLAMAÇÕES
No entanto, nos últimos anos, os moradores especialmente da avenida Geraldino Machado estão convivendo com uma situação que tem atrapalhado o dia-a-dia das pessoas que moram ali, especificamente na parte baixa da avenida.
Um morador que também não quis se identificar, conta que uma ponte que liga o grande Santos Reis aos bairros Santa Eugênia e Eldorado está caindo aos pedaços. Segundo ele , a ponte é composta de madeira e ferro e, há alguns dias, parte dela desabou, só passando atualmente, pedestres e ciclistas.
Moradores reclamam de ruas esburacadas e falta de iluminação
e infra-estrutura (foto: Wilson Medeiros)
Outra reclamação feita por ele é que quase toda a faixa da avenida Geraldino Machado é asfaltada, mas no final da avenida que só tem calçamento, os moradores estão cobrando providências para que seja asfaltado. Ele ressalta a importância da avenida Geraldino Machado para os moradores do grande Santos Reis e afirma que ela ajuda a diminuir o fluxo do trânsito na avenida João XXIII, reduzindo de maneira significativa o número de acidentes naquela movimentada via, que dá acesso ao Distrito Industrial. Ele reitera, ainda, a importância de asfaltar o restante da avenida e também de outras ruas que fazem parte do grande Santos Reis.
- A prefeitura tem que asfaltar não apenas a Geraldino Machado, mas também as outras ruas, pois vai beneficiar as famílias que aqui moram ali. No caso da passarela que desabou a prefeitura já mandou várias pessoas no local, mas até o momento nada foi feito e nós moradores esperamos que se resolva logo este problema, diz.
Outro problema mencionado pelo morador diz respeito à quadra poliesportiva do bairro, que não oferece condições de uma prática saudável de esporte.
Ele conta que os gols têm as traves, mas não tem rede, o piso também não oferece condições de uso e tem buracos por toda parte, e que não existe mais alambrado, prejudicando a prática de futebol.
VILA AÚREA
Outros dois moradores da Vila Áurea, bairro que faz parte do grande Santos Reis, também fizeram reclamações.
Genilson Marcos Lopes conta que a rua onde mora - rua Tessália - precisa de maneira urgente ser asfaltada, pois a poeira tem trazido vários transtornos aos moradores. Seu vizinho, Jorge Gomes da Silva diz o mesmo, pois também mora na referida rua.
Jorge Gomes da Silva diz, ainda, que foi preciso emendar as traves com lata de óleo, dada à situação que a quadra poliesportiva se encontra. Segundo Genilson Marcos, a iluminação está danificada, provocando insegurança aos moradores do seu entorno.
– Os jovens daqui não têm nenhum prazer de passear com a namorada ou sentar no banco da praça por causa da falta de iluminação. Estamos dispostos até mesmo ajudar, através de um mutirão, a realizar o trabalho de reforma da quadra. Com trabalho, pois não temos dinheiro para fazer isto, diz.
Genilson afirma, ainda, que a quadra precisa de uma reforma geral já que os jovens e especialmente crianças que moram no grande Santos Reis, não têm outra opção de lazer.
PROVIDÊNCIAS
Em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Montes Claros, a reportagem de O Norte foi informada de que uma das prioridades determinadas pela administração é o apoio e incentivo ao esporte. Segundo a Ascom, o prefeito Athos Avelino Pereira esteve na última quarta-feira em Brasília com o ministro dos Esportes, Orlando Silva para apresentar projeto de recuperação de 38 quadras em toda a cidade, incluindo a quadra do bairro Eldorado, também na região do Grande Santos Reis, projeto orçado em R$500 mil. A Prefeitura espera obter junto ao Ministério uma contrapartida para que possa dar início às obras.
Com relação à ponte que faz a ligação entre as Ruas Victor Cassimiro e Geraldino Machado, a secretaria municipal de Obras, por meio da Gerência de Construção, informa que já enviou uma equipe técnica ao local na semana passada e está avaliando a solução mais adequada para restituir a passagem e no menor espaço de tempo possível.
No que se refere ao asfaltamento de ruas na cidade, a prefeitura está priorizando em um primeiro momento o asfaltamento das vias de acesso a ônibus, no entanto a administração municipal está buscando parcerias junto às esferas estadual e federal no sentido de que os mesmos se juntem a ela para conseguir verba para o asfaltamento de mais ruas na cidade.