Já está sendo montada toda uma infra-estrutura para a realização da 18ª Gincana do caminhoneiro em Montes Claros. Ouvido por O Norte direto de São Paulo, via telefone, o coordenador geral do evento, Urivaldo Quatrini, diz que esta é a terceira vez que a etapa é realizada na cidade e o motivo dessa escolha é o grande fluxo de caminhões que passam pela Br 251 diariamente. Outro ponto ressaltado por ele é que a expectativa de participantes gira em torno de 800 caminhoneiros:
- Esta gincana é uma competição amadora, no entanto, os motoristas que participam são todos profissionais do volante. Eles cortam as estradas do nosso país e se desviam dos buracos, mas na gincana eles vão se desviar dos clones.
CHANCE REAL
Sobre a premiação aos vencedores, Urivaldo Quatrini afirma que todos os participantes têm chances reais de conquistar os prêmios. Os primeiros lugares vão ganhar um Volkswagen zero km; o segundo e terceiro vão concorrer a um carro zero km. Urivaldo destaca que esse evento conta com promoção da revista Caminhoneiro, patrocínio da Volkswagen caminhões e apoio da Cummins motores diesel e pneus Goodyear.
SHOW MUSICAL
Urivaldo afirma que os vencedores da segunda etapa da gincana serão anunciados no domingo, 28, por volta das 19h. Logo após a divulgação dos finalistas, os caminhoneiros poderão curtir uma boa música no show de encerramento, com um grupo regional.
Ao longo do ano acontecem seis etapas da gincana, onde, em cada uma delas, são indicados três finalistas. A primeira delas, realizada em Canoas no mês de abril, já apontou três caminhoneiros. A segunda etapa acontece em Moc, a terceira na cidade de Canto Largo - PR; a quarta etapa na cidade paraense de Ananintua; a quinta etapa em Juazeiro - BA; e a sexta e última etapa na cidade de Aparecida de Goiânia-GO. Urivaldo reitera ainda a valiosidade dos prêmios na etapa de Moc, os classificados estarão automaticamente inscritos para a grande final do evento que contemplará o campeão com um caminhão VW 17.250; o vice-campeão, com um automóvel Gol Plus; e o terceiro colocado, com um Gol Special.
Além de participar de palestras e de atividades lúdicas promovidas pelo animador Ézio Rufino, durante o evento os caminhoneiros - e também os frotistas - poderão participar de test drive com os modelos da linha Constellation, confirmando por que já viraram sinônimos de uma nova geração de caminhões. A expectativa dos organizadores do evento é que as inscrições sejam feitas de forma rápida e que o objetivo seja alcançado. Urivaldo diz ainda que dois itens que considera primordiais vão ser analisados no evento, que são a velocidade e a habilidade ao volante. Ele destaca ainda o critério para a avaliação que se resume não na derrubada dos clones por parte dos motoristas. Ele conta que cada clone derrubado é acrescentado de 5 segundos no tempo do caminhoneiro participante. Ele vê ainda um ponto positivo na realização desse evento na cidade, que é a vinda de turistas e, conseqüentemente, um incremento na economia.