Logotipo O Norte
Quarta-Feira,29 de Outubro
Manhã Rosa

Funorte promove manhã de integração e cuidados com a saúde

Márcia Vieira
Repórter
Publicado em 28/10/2025 às 19:00.

A manhã ensolarada do último sábado (25) foi celebrada com entusiasmo pelos mais de 500 colaboradores do grupo Funorte, que agrega os Campus JK, São Norberto, Amazonas, Colégios Indyu, Ímpar, Hospital das Clínicas Mário Ribeiro e Hospital Veterinário Renato Andrade, em confraternização no Parque Municipal Milton Prates que incluiu atividade física, relaxamento, dicas de saúde e diversão. 

Mentores da ação, o professor Ruy Muniz e a médica Raquel Muniz, organizaram o evento com o objetivo de proporcionar um momento de relaxamento e integração, considerando como foco o combate ao câncer de mama, que tem o mês de outubro como o ápice da conscientização. “Decidimos organizar esse evento para cuidar de vocês também. Cuidar de quem cuida das pessoas. Temos aqui uma manhã viva, prazerosa, mas também educativa, que vai nos instigar a mudar de vida, ter atitudes diferentes, porque a vida é maravilhosa e a gente precisa cuidar dela”, disse Ruy. 

Ao lado dele, Raquel Muniz alertou sobre a importância da prevenção, de se cobrar dos espaços de saúde o acesso a exames e do autocuidado, que também é uma demonstração de afeto com os demais. Ela lembrou uma história que ouviu certa vez em seu primeiro voo e que a fez pensar de um outro modo. Raquel contou que a orientação era sobre em caso de alguma ocorrência, colocar a própria máscara de oxigênio para só depois ajudar aos outros. “A gente tem essa capacidade e essa vocação para cuidar. Antes eu achava que era egoísmo, mas passei a ter outra interpretação, que se não colocasse em mim primeiro, poderia ter uma falência respiratória e então não poderia cuidar dos meus. Então, é essa mensagem que quero deixar para vocês. Cuidem-se primeiro, para poder cuidar das crianças, do esposo, dos que são importantes em suas vidas”, disse.

Julia Macedo Mendes, aluna do Ímpar, tem somente 13 anos, mas acha importante estar atenta à saúde. “Sei que outubro é dedicado ao combate ao câncer de mama e adorei ter vindo aqui. Dancei, participei do café da manhã e acho importante esse encontro, ao ajudar muitas mulheres”, disse, acompanhada da mãe Kátia Macedo, que reforçou a satisfação em participar do evento. “É um momento de coletar informações e apoiar a prevenção. Depois que fiz 40 anos, faço mamografia e ultrassom anualmente. Que esse evento, essa confraternização, aconteça mais vezes”, afirmou a professora.

Aluna do curso de veterinária, Rayane Duarte Rocha participou da caminhada em volta da lagoa e, em seguida, recebeu uma massagem sob a tenda colocada em meio à natureza. “Achei tudo perfeito. Caminhei, fiz a massagem e agora vou dançar forró. Iniciativas como essa contribuem para reduzir o estresse do dia a dia e são um momento para sair da rotina”, comentou.

Paulo Gabriel, aluno do oitavo período de fisioterapia da Funorte era um dos acadêmicos que fazia massagem nos participantes. “É para quem quiser. Só entrar na fila. Incentivar as pessoas a cuidar da saúde é sempre positivo. A massagem tem diversos benefícios. Serve para melhorar a flexibilidade muscular, tira a tensão e tem como consequência o alívio de dor”, destacou. E pontuou ser importante estar atento, pois a liberação miofacial “requer técnica e aprendizado. Não é qualquer pessoa que sabe fazer”, complementou, sem tirar a atenção da professora Andréa Eleutério, que no momento da entrevista recebia a massagem. “Quero aliviar a dor no ciático. Achei maravilhosa a iniciativa. Tem que acontecer sempre”, disse Andréa, professora de epidemiologia, estatística e letramento em saúde. 

De acordo com Andréa, a saúde como completo bem-estar físico, mental e social envolve todas as áreas do conhecimento e todos os profissionais devem ter como propósito melhorar a qualidade de vida das pessoas, considerando esse conceito, que é ideia vigente da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Não meramente a ausência da doença, mas a prevenção, então essa ação aqui é muito comum nos países que já têm legislação própria para letramento em saúde. É o tipo de ação que a sociedade precisa”, declarou a profissional, que esta semana embarca para um congresso em Portugal. 

Além das massagens e dicas de saúde, o evento teve um momento de lazer para pets e seus tutores, dança, ginástica, distribuição de brindes e um farto café da manhã, com a parceria da Brasnica, empresa sediada na região e uma das principais produtoras de frutas do país.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por