Na última semana, os professores e alunos do curso de Direito do Centro Universitário Funorte, em Montes Claros, participaram de uma roda de conversa conduzida pela equipe multidisciplinar de Nefrologia e Oncologia do Hospital Dilson Godinho (HDG).
O encontro destacou os desafios enfrentados por pacientes em situação de vulnerabilidade social, muitos dos quais precisam se deslocar de cidades vizinhas para realizar procedimentos dialíticos e oncológicos, passando longas horas no HDG, enquanto aguardam transporte para retornar às suas casas.
“Essa ação junto aos pacientes do HDG acontece há anos, sempre através de parceria entre o curso de Direito da Funorte e a diretoria do hospital. Nossa referência nas ações é com o setor de serviço social”, destaca a professora Jane Viviane da Silva.
Inspirado por essa realidade, o Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Funorte (NPJF) liderou uma campanha de sensibilização junto a professores, estagiários e alunos dos cursos de Direito (do 1º ao 6º período) e do curso técnico de Serviço Jurídico.
“O resultado foi uma mobilização admirável, com a arrecadação de fraldas, suplementos nutricionais, materiais de higiene pessoal e óleo de girassol — itens essenciais que trazem diretamente para o conforto e bem-estar dos pacientes atendidos na Instituição”, explicou a assistente social do HDG, Renata Lúcia Fonseca dos Santos.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Além das doações materiais, o NPJF reforça seu compromisso social ao oferecer assessoria jurídica gratuita para auxiliar os pacientes na solicitação de benefícios, garantindo o acesso aos direitos fundamentais.
“O NPJF agradece mais uma vez pelo acolhimento e a oportunidade de espontaneamente ajudar aos que precisam. Agradecemos a todos da equipe Multiprofissional do Hospital Dilson Godinho que nos receberam sempre com muito carinho”, enfatiza Katia Suely de Melo Gusmão, coordenadora do NPJF.
“Essa assistência é um apoio crucial para pacientes em situação de hipossuficiência, proporcionando maior dignidade e segurança durante o tratamento”, enfatizou a professora Janaína Silveira Castro Bickel.
“Gestos como esse são prova de que o cuidado com a saúde vai além do atendimento clínico, envolvendo empatia, acolhimento e o compromisso de transformar vidas”, comenta o diretor-presidente do HDG, o médico Helder Leone Alves de Carvalho, agradecendo a excelência e, acima de tudo, a generosidade do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Funorte.