Iran Ferreira
Repórter
onorte@onorte.net
O frio chegou mais cedo no Norte de Minas e, com ele o aquecimento nas vendas de roupas de inverno em algumas lojas de Montes Claros. De acordo com os comerciantes, o aumento chega a 70%.
(foto: Wilson Medeiros)
Casacos de cor-de-rosa, blusas estampadas em pele de zebra ou de onça, vestidos com bordados em flores e miçangas, são algumas das novidades que deram uma reviravolta colocando em alta um guarda-roupa mais colorido. Há um pouco de tudo na passarela do inverno. E a tendência agradou o consumidor.
De acordo com Simone Santos, proprietária de uma loja de roupas no Centro da cidade, as vendas aumentaram mais de 40%.
- A expectativa é de que as vendas aumentem ainda, principalmente agora no final do maio e início de junho, quando o frio realmente aperta. Esperamos um aumento de mais de 50% - afirma a proprietária.
A estudante Ariane Santos comprou dois casacos. Segundo ela, um é para dar de presente.
- A minha sobrinha faz aniversário no final do mês. Então resolvi, comprar um mais, pra dá de presente para ela, conta Ariane, revelando a surpresa que ela iria fazer para a sobrinha de onze anos.
Já sua amiga Carina Soares também comprou dois casacos.
- Não vou dar nenhum de presente. Esses são para eu mesma - afirma Carina.
Na loja da comerciante Silvia Abraão, segundo ela aumentaram 25%, mas ela espera o dobro nos dois meses seguintes.
CALÇADO
Além do crescimento nas vendas no setor de vestuário, outro também não está ficando para traz. A venda de calçados aumentou em torno de 40%. Segundo o gerente de vendas Sidney Cardoso da Silva, as vendas aumentaram significativamente em ao ano passado e o maior sucesso está por conta das botas femininas, canos alto e baixo, seguidas dos sapatos fechados de modo geral.
- Os sapatos masculinos vendem também, mas os femininos saem muito mais e representam mais de 70% das vendas, principalmente nos meses de junho e julho - explica o gerente de vendas Sidney Cardoso da Silva.
A dona de casa Fabiana Alves vai levar para casa duas botas de cano longo para as filhas.
- Elas merecem e com este frio estão, nem se fala. Daqui para frente o tempo só vai ficar desse jeito e o tempo de festas na cidade - conta a dona de casa.
EXPECTATIVA
Segundo Sidney, a expectativa é que as vendas aumentem em torno de 60% nos próximos dois meses.
- Nos meses seguintes o frio, as festas tradicionais aumentam ainda mais na cidade. E com isso, as vendas também. O que é muito bom para o comércio de Montes Claros - finaliza o gerente de vendas Sidney Cardoso da Silva.