
A partir desta quinta-feira (21), a folia tem hora marcada para animar as ruas de Montes Claros. O Carnaval 2022 chega após dois anos sem a realização da festa e o adiamento de fevereiro para abril em função da pandemia do coronavírus.
Com uma espera tão grande, a expectativa é a de que a festa fora de época reúna mais de 30 mil pessoas, que sairão às ruas animadas por oito blocos caricatos durante os quatro dias.
A programação se estende a várias regiões da cidade. Algumas ruas serão fechadas ao trânsito para o desfile dos grupos de foliões. A Prefeitura de Montes Claros apoia os eventos, oferecendo suporte logístico, com infraestrutura e segurança.
A Folia de Momo será aberta nesta quinta-feira pelo grupo Cara Preta, com desfile marcado para começar às 13h, na rua Eusébio Alves Sarmento, no bairro São Luiz. A festa desse bloco deve se estender até as 22h.
Também nesta quinta vão para as ruas os blocos Los Fuleiros – das 18h às 23h, na avenida Coronel Lopinho (Morada do Parque) e na r ua Coronel Celestino (Centro); Maracangaia – das 16h às 23h, na praça Beato Francisco Cool (Maracanã); e Praia do Pardini – das 17h às 23h, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves (Monte Carmelo).
SEGURANÇA
Um dos organizadores do Bloco Calango Baila, Pedro Tommaso diz que a expectativa é a melhor possível para este ano. “Prezamos um Carnaval seguro e organizado e esperamos pessoas de todas as idades para juntos fazermos uma festa calorosa, em que todos possam levar para casa muita alegria”, afirma.
O bloco, que se apresentará no domingo (veja no quadro ao lado programação de todos os dias), vai levar para a rua uma mistura de frevo, axé e marchinhas. “Esperamos que todos abusem da fantasia e do glitter”, conclama Tommaso.
Segundo ele, serão distribuídas 3 mil pulseiras pela manhã para acesso ao espaço do bloco, que se apresentará em rua fechada – rua Barão do Rio Branco (Centro) –, sem permissão para entrada com garrafas ou qualquer material de vidro.
Tommaso, que é vocalista do famoso bloco Rapariga do Bonfim, que também fará participação no domingo, adianta que foi feita uma parceria com a Espetaria São Bento, onde será montado um palco que irá receber cinco atrações.
ALEGRIA
O momento é de ansiedade e alegria, conta Lucas Pereira, presidente do Bloco Arco-íris do Amor. “A nossa expectativa é colocar cerca de 10 mil pessoas na rua no próximo sábado”, diz.
Ele lembra que o bloco surgiu da necessidade de espaço para os artistas LGBT, através da Associação Arco-íris do Amor. “O nosso percurso contará com trio elétrico e percorreremos da praça da Estação até a praça da Matriz. Esperamos pessoas de todas as idades para fazer uma festa bonita e animada”, afirma.
Lucas ressalta que o bloco é aberto para toda a população. E destaca que a realização da festa é muito importante para fomentar a economia da cidade.
GRÃO MOGOL
Um dos mais tradicionais carnavais do Norte de Minas também acontece de hoje a domingo. Grão Mogol deve receber milhares de foliões, que serão animados por vários shows na praça Beira Rio.
A programação inclui Kiko Chicabana e OZ Karas; Gino e Geno; Banda Madeirada do Arrocha; Banda Guig Gueto e Bambalada.
Confira a programação 21/4
- Cara Preta: das 13h às 22h, na rua Eusébio Alves Sarmento (São Luiz)
- Maracangaia: das 16h às 23h, na praça Beato Francisco Cool (Maracanã)
- Praia do Pardini: das 17h às 23h, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves (Monte Carmelo)
- Los Fuleiros: das 18h às 23h, na avenida Coronel Lopinho (Morada do Parque) e rua Coronel Celestino (Centro)
22/4
- Maracangaia: das 16h às 23h, na praça Beato Francisco Cool (Maracanã)
- Los Fuleiros: das 18h às 23h, na avenida Coronel Lopinho (Morada do Parque) e rua Coronel Celestino (Centro)
23/4
- Pó Pô Dendê no Trem/Uh Retada: das 10h às 23h, na avenida José Corrêa Machado (Centro)
- Maracangaia: das 16h às 23h, na praça Beato Francisco Cool (Maracanã)
- Arco Íris do Amor: das 18h às 23h, na praça da Matriz (Centro)
24/4
- Calango Baila: das 13h às 23h, na rua Barão do Rio Branco (Centro)
- Praia do Pardini: das 17h às 23h, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves (Monte Carmelo)