Cidade

Fim do prazo para regularização eleitoral

Mais de 3 mil eleitores regularizam situação eleitoral na última semana, em Montes Claros

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 10/05/2024 às 00:37.
Francine Fernandes foi em busca do titulo no último dia do prazo e precisou esperar por 4 horas na fila (MARCIA VIEIRA)

Francine Fernandes foi em busca do titulo no último dia do prazo e precisou esperar por 4 horas na fila (MARCIA VIEIRA)

Cerca de mil atendimentos por dia. Esse foi a rotina na Central de Atendimento ao Eleitor, em Montes Claros, entre os dias 6 a 8 de maio. Entre alistamentos um total de 480, transferência de cidade e alteração de endereço em torno de 415, emissão de guias de multa para pagamento e justificativa de ausência às eleições, mais de 3 mil eleitores buscaram regularizar sua situação eleitoral. 

No último dia do prazo para regularização da situação eleitoral, o cantor João Paulo Versiani acompanhou a esposa que foi realizar a transferência de domicílio eleitoral. O casal chegou por volta das 14h e com um bebê de colo teve direito a fila preferencial. Mesmo assim, a espera foi longa. “Nós dois trabalhamos, eu viajo muito por conta do trabalho e nessa correria do dia-a-dia, acabamos deixando para a última hora. Estamos arcando com as consequências disso”, disse João, que às 17h ainda não havia sido atendido e revezava com a esposa na fila. 

Os 18 anos completados na semana passada também levou Francine Fernandes à Central de Atendimento ao Eleitora. Ela faz parte dos 480 novos alistamentos realizados no último dia determinado pela Justiça Eleitoral e confessa que só enfrentou a fila porque o procedimento é obrigatório. “Cheguei aqui meio-dia e só agora,16h, fui atendida. Estou tirando o título porque é uma exigência. Não estou ansiosa para votar. É difícil achar alguém que é certo. E ainda terei que voltar aqui na próxima semana”, diz a jovem que saiu do cartório com agendamento para fazer a biometria na próxima semana. 
 
BIOMETRIA
De acordo com a chefe do Cartório, Helen Guimarães, as longas filas foram causadas, em parte, pela falta de atenção do eleitor que não consultou a sua situação antes de ir ao cartório, já que foram muitas ferramentas de divulgação. Ainda segundo, ela foram identificados no município, 50 mil eleitores sem biometria. Neste contingente estão principalmente aqueles que tiraram o título durante a pandemia ( 2020, 2021 e 2023) e 15 mil títulos cancelados. Mas ela alerta, quem está sem biometria, mas está com o título em dia, vai conseguir votar em outubro. 

“O objetivo era atender os 15 mil eleitores e novos alistamentos. Era importante o eleitor verificar a situação do título pelo site. O que gerou confusão é que as pessoas procuraram o cartório para fazer biometria e aí deixamos de atender esse público que era mais importante. Como o volume de pessoas é muito grande, maior do que a nossa capacidade de atendimento, nós fizemos o pré-atendimento com coleta dos dados pessoais e abortamos a biometria. Significa que essas pessoas que receberam o agendamento vão voltar semana que vem para coletar a biometria, então elas tem que comparecer no horário marcado, caso contrário, vamos fazer o cancelamento dessas operações”, alerta Helen, assegurando que, ao contrário do que foi ventilado, não há prorrogação porque o prazo é de lei. “São 150 dias antes da eleição, por isso foi fixada a data de 8 de maio”, finalizou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por