Fiéis pedem permanência de padres premonstratenses na Matriz

Jornal O Norte
01/09/2005 às 18:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

A coordenadora da paróquia da Matriz de Nossa Senhora e São José, em Montes Claros, Regina Silveira, informou que a comunidade católica da cidade encontra-se triste, devido à saída dos padres premonstratenses, que já faziam parte do cotidiano da paróquia, e também da vida dos fieis, há mais de cem anos.

Conforme informou Regina Silveira, a comunidade católica, imbuída de um sentimento de justiça, apela para o bom senso, para a compreensão e para o espírito de fraternidade da Ordem Premonstratense, no que diz respeito de recuar da decisão de os padres não mais fazerem parte da Matriz, que é considerada a primeira igreja norbertina da cidade.

A paróquia da Matriz nasceu no interior da Ordem Premonstratense, sendo que desta forma nunca teve, ou jamais conseguirá vir a ter outro carisma.

Regina explica, que após a morte do padre Dudu, a comunidade católica ficou por um bom tempo em um período de orfandade, até que surgiu na cidade um padre premonstratense de nome Manoel, que encontrou o templo em uma fase ruim.

- Ou seja, se desmoronando. Mas com o seu dinamismo e simpatia para com todos acabou por transformá-lo em uma igreja maravilhosa, com todas  as pastorais e movimentos, injetando cada vez mais muito trabalho, amor e dedicação, além de evangelizar com entusiasmo, expandindo dessa forma o Reino de Deus - explica Regina.

MOMENTO CRUCIAL

A comunidade católica diz está vivendo um momento crucial na Matriz, diante a possibilidade da igreja vir a ser desvinculada da Ordem Premonstratense, e ainda  diante dos últimos acontecimentos ligados ao  afastamento dos padres. Dessa forma pedea todos os paroquianos que trabalham direta e indiretamente na igreja, assim como os fiéis que freqüentam a paróquia, e que a têm como referência de fé, e ainda  a todo o povo de Montes Claros que se unam em orações, no sentido de que não mudem uma história centenária de muita luta e fé.

Para a coordenadora da Matriz, todo esse trabalho feito pelo padre Manoel, e pela comunidade católica da igreja faz parte de uma historia de 150 anos, que jamais pode ser esquecida.

- E muito menos transformada, assim, de uma hora para outra.

Os padres premonstratenses, conforme explicou Regina Silveira decidiram por conta própria se afastarem da Matriz, após mais de um século de permanência, alegando que desejam viver em comunidades e seminários que preparam jovens para o sacerdócio católico.

- A comunidade católica de Montes Claros encontra-se inconsolada com a decisão, e aproveita para fazer um apelo para que os padres continuem, uma vez as pessoas que freqüentam a paróquia os amam, e já estavam acostumados com eles, sentindo-se  mais seguros - completa.

Amanhã, às 17h30 haverá uma grande concentração da comunidade na porta da Matriz de Nossa Senhora e São José, sendo que logo após todos sairão em passeata pelas ruas da cidade, com destino ao Seminário Premonstratense, que fica na rua Lírio Brant, no Bairro Melo.

- Aproveito para convocar todos os fieis que, como eu, querem de volta à igreja os padres premonstratenses. A voz do povo é a voz de Deus, e o povo quer a continuidade da historia da igreja Matriz, patrimônio de Montes Claros, e filha de São Norberto, portanto legitimamente norbertina – conclui Regina Silveira.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por