Valéria Borborema
Colaboração para O NORTE
Na noite da última quinta-feira,19, durante a solenidade de São José, o Arcebispo Emérito Dom Geraldo Majela de Castro, de 78 anos, lamentou a crise econômica que assola o mundo sobretudo com o aumento do desemprego e pediu a intercessão de um dos santos mais populares da Igreja Católica, padroeiro dos trabalhadores, para que haja mais justiça social. Ele assim o fez durante a Missa de abertura do Tríduo preparatório para a Festa de São José, que ocorrerá domingo (22) na comunidade consagrada ao capinteiro de Nazaré, uma das três que compõem a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. A programação acontece na Capela São José, na rua Germano Gonçalves, bairro São José, em Montes Claros.
Dom Geraldo Majela enalteceu a pessoa de José, o último dos patriarcas do Velho Testamento, a quem Deus escolheu para ser o pai adotivo de Jesus num contexto singular. A começar pelo fato de sua noiva, a jovem Maria, ter aceito a missão de gestar o Messias numa época particularmente difícil, que reservava à mulher que se desviava da moral o apedrejamento público. Diante de situação tão constrangedora – já que sequer houvera casamento –, José “não falou nada”. Apenas ouviu e acreditou nas palavras esclarecedoras do anjo, dando conta de que Maria engravidara por obra e graça do Espírito Santo e que não temesse em aceitá-la como esposa, explicou o líder religioso ao destacar a fé daquele homem, descendente de Abraão e Davi, dois grandes personagens bíblicos.
Dom Geraldo ensinou aos cerca de 500 fiéis presentes à Celebração Eucarística que José, por fim, deve ser imitado e intercessor de cada católico. O santo acumula a função de padroeiro universal da Igreja, da família e dos operários, além de ainda ser evocado como protetor da boa morte. Essa última incumbência advém da Sagrada Tradição, segundo a qual o leito da última agonia de José recebera a assistência de Jesus e Maria. - - E como ninguém fica para semente, há de chegar o dia em que partiremos para a Casa do Pai. Quando esse dia vier, que Jesus, Maria e José estejam conosco- concluiu Dom Geraldo que, no final da Missa, concedeu bênção especial a homens e mulheres com o nome de José e derivados.
FESTA
A programação da Festa de São José na Paróquia da Catedral segue com o Tríduo preparatório, de quinta-feira a sábado, com orações às 18 horas e Missa às 19 horas. No sábado, 21, também haverá levantamento do Mastro. Já no domingo serão realizadas duas missas, a primeira às 9 horas e a segunda após a procissão, prevista para as 18 horas. Os fiéis percorrerão o seguinte itinerário: ruas Germano Gonçalves, Joviniano Ramos, Joaquim Sarmento, Gregório Veloso, Euzébio Godinho e Coronel Francisco Durães.