Logotipo O Norte
Quinta-Feira,15 de Maio

Feira livre: alternativa de emprego e renda para famílias de Montes Claros

Jornal O Norte
Publicado em 28/06/2006 às 11:04.Atualizado em 15/11/2021 às 08:38.

Iran Ferreira


Repórter


onorte@onorte.net



Geração de emprego e renda. Este é objetivo das feiras livres de Montes Claros. Juntas elas geram mais de 1.100 empregos diretos e indiretos. No total, existem quatro feiras deste tipo na cidade. A última foi inaugurada no domingo, 25, no grande Maracanã, cuja área de influência congrega 23 bairros. Serão beneficiadas cerca de 200 pessoas. Os cálculos são do Sebrae – Serviço brasileiro de apoio às micros e pequenas empresas, que estima que cada barraca montada gere trabalho para quatro pessoas.



A feira do bairro conta com 50 barracas, que serão montadas todos os domingos na avenida Brasília. Dona Joana Aparecida Ramos é feirante há mais de quatro anos no bairro, segundo ela, com a feira, tudo vai ficar mais fácil.



- Agora eu tenho um lugar certo para vender as minhas mercadorias. Não preciso ficar saindo de porta em porta como fazia antes, conta dona Joana.



FEIRA DO DELFINO



A feira livre do bairro Delfino Magalhães tem 40 barracas e gera em torno de 160 empregos diretos e indiretos na região.



Realizada todo o domingo, quase todos os feirantes adotam a prática como profissão. O morador Carlos Soares é um deles. De acordo com ele, este é o único ramo que encontrou para trabalhar.



- Não tenho outra profissão. Vivo somente com a renda que adquiro na feira, apesar de já ter tomado gosto pelo que faço, disse Carlos, que trabalha como feirante há mais de dois anos.



Uma das barracas mais visitadas da feira é a da produtora Conceição Santos, que sai de casa às cinco e meia da manhã para expor os produtos.



- Saio bem cedinho, mas no final é bem compensador. Eu vendo de tudo um pouco, hortaliças, doces e queijos, conta Conceição, que mora em uma comunidade rural de Montes Claros.



BENEFÍCIOS



O incentivo vai beneficiar, também, a feira do bairro Major Prates, que está sendo incrementada e reorganizada, com inauguração prevista para o dia dois de julho. O projeto vai contemplar, ainda, a região do conjunto habitacional José Corrêa Machado – Maracanã II, que também se prepara para receber uma feira livre. Foi adquirido um total de cerca de 250 barracas, cujos recursos foram repassados pela prefeitura, que também oferece todo o suporte necessário na instalação do empreendimento, como adequação dos ambientes e limpeza. Em Montes Claros existem feiras, como a do bairro Renascença, que beneficia cerca de 40 famílias daquela região, e gera 160 empregos diretos e indiretos. A do Santos Reis, que foi criada não só como fonte de renda, mas como uma alternativa para tentar combater a violência, gera em torno de 172 empregos diretos e indiretos e conta com 43 barracas.



TEM DE TUDO



Segundo a dona de casa Vanessa Cardoso, o melhor lugar para se fazer compras é na feira livre.



- Aqui eu encontro de tudo. Artesanato, frutas e verduras fresquinhas, doces, bebidas e o mais importante: respeito e comodidade, conta Vanessa.



Dona Joaquina Silva também diz que o que conta mesmo são, o respeito e a atenção dos feirantes.



- Eles são muitos atenciosos com a gente. E isso, faz com que a gente acabe sempre voltando, para comprar ou se divertir, diz.



No final, para estes feirantes, todo este trabalho compensa. Basta ouvir os elogios recebidos, ou mesmo as críticas – que ajudam na melhora do serviço prestado. Para a dona de casa Maria Julia Alves, a feira é o lugar mais adequado para atender as suas necessidades.



- Sou freqüentadora assídua. Aqui eu tenho tudo que preciso, diz a dona de casa.



INAUGURAÇÃO



Todas as feiras livres são realizadas em parceria entre a prefeitura e comunidade. Além do Maracanã II, a Vila Anália será outro bairro a ser beneficiado, gerando 100 empregos diretos e indiretos, contando com vinte barracas.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por