Feira e artesanato: Nove anos de arte na rua

Jornal O Norte
Publicado em 20/03/2009 às 11:04.Atualizado em 15/11/2021 às 06:53.

Fabíola Cangussu


Repórter



A feira de Artesanato completa 9 anos. Em comemoração a data, a Associação de artesão realiza do dia 19 a 21 de março, uma feira especial na praça Dr. Carlos, centro de Montes Claros, transferindo a mostra que acontece todos os domingos, na Praça da Matriz das 8h às 14hs.



O Norte de Minas sempre foi reconhecido por sua arte, e Montes Claros não é diferente. O talento pode ser encontrado em cada bairro e em cada rua. Oficinas de arte, conservatório de música e universidade são exemplos de locais que ajudam a transmitir e a difundir a cultura regional. A feirinha de artesanato como é conhecida na cidade, tem a função de reunir e divulgar as produções artísticas da cidade. Teve início em 1984, dentro do projeto Olá, Montes Claros!, com a participação de artistas como Godofredo Guedes, Vanderlino, Larama, Márcia Prates entre outros, depois foi interrompida e retornou em 2000.



(foto: FABIOLA CANGUSSU)


null


Lilia descobriu o artesanato no Sesc.



Maria Almeida Teixeira, conhecida pelos amigos como Lilia,82, trabalha com arte há 12 anos, depois que começou a freqüentar as oficinas do Sesc.



- O contato com a arte passou a ser uma terapia tanto física como mental. É a oportunidade de conhecermos pessoas, descobrir e aprender a trabalhar com o belo. As pessoas que visitarem nossa feira serão surpreendidas pela beleza e pela diversidade. Convido a todos a fazer esse passeio. Temos muito o que mostrar – garante Lilia.



Aline Mendonça, 24, estudante, moradora do bairro Independência diz que adorou a surpresa de conhecer um pouco da arte local na praça Dr. Carlos.



- Eu não sabia que hoje teríamos essa feira. Desci do Ônibus e vi a exposição. É fantástico, temos móveis, objetos de decoração, roupas e utensílio. Além disso, é gostoso poder conversar com as pessoas que criam essas peças – comenta Aline.



ECONOMIA INFORMAL



Mariana Cristina Rosário, 20 é um outro exemplo da importância da Feira de Artesanato. Ela conta que toda família trabalha unida com a arte.



- Eu, meus pais e mais dois irmãos nos dedicamos ao trabalho de confecção de peças de MDF pintada com tinta automotiva. Fazemos caixas diversas, porta retratos personalizados, atendendo a encomendas de empresas e de particulares. Está na feira é uma forma de divulgar e até mesmo fechar negócios. O trabalho individual, feito com qualidade, atrai os empresários que desejam aliar a sua marca com a delicadeza do artesanato – garante Mariana



A monitora de artes Anne Lopes diz que a feira auxilia os trabalhos da oficina.



- Trabalhamos com 45 mulheres, que através das peças artesanais vão recuperando sua auto-estima, principalmente porque fazemos o resgate dos bordados antigos. Nessa busca acabamos também, resgatando a alegria da vida. Depois, conseguimos outro feito quando expomos e vendemos na feira o trabalho delas. Há muito que comemorar os 9 anos da feira, mas ainda temos muito trabalho pela frente, principalmente na divulgação dela. Existem pessoas que não sabem que todos os domingos elas têm essa opção de lazer. Vale pela arte, pela reunião de amigos, pela cerveja gelada, comidas típicas e principalmente pela proximidade com nossas raízes – conclui Anne.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por