Iran Ferreira
Repórter
onorte@onorte.net
Mais de 200 pessoas participaram da primeira feira da Cidadania, no último domingo, no bairro Maracanã, em Montes Claros. O evento teve como objetivo facilitar o acesso a serviços e informações importantes ao cidadão, como: programas sociais, educacionais e ambientais, ações de saúde, esporte e lazer, além de atendimentos e orientações nas áreas jurídica, eleitoral e fiscal. A programação seguiu durante todo o dia no Caic - Centro de atenção integral à criança e ao adolescente Antônio Alves dos Santos do bairro.
A feira contou com a iniciativa de várias organizações como: prefeitura, polícia militar, coordenadoria das Promotorias do Rio São Francisco, justiça eleitoral, justiça estadual, secretaria estadual da Fazenda, Defensoria pública estadual, Ibama, Emater e Juizado de conciliação do município. Uma grande estrutura foi montada para atender a população.
A secretaria municipal de Desenvolvimento e Assistência Social participou com informações e orientações sobre os programas desenvolvidos nesta área em Montes Claros. São alguns deles: Peti – Programa de erradicação do trabalho infantil, Agente jovem, Sentinela, casa de Passagem e cadastro Único. Membros dos conselhos da Criança, do Idoso e da pessoa com Deficiência também participaram do evento com informações sobre suas atividades.
ATIVIDADES PARA A POPULAÇÃO
Cerca de dez profissionais da saúde trabalharam com a realização de testes de glicemia e aferição da pressão arterial, além de orientações sobre o controle de doenças como a dengue. A caravana do Lazer também esteve presente com atividades esportivas e recreativas desenvolvidas pelos técnicos da secretaria de Esporte e Lazer e da Unimontes. As crianças do projeto Arteducação da secretaria de Cultura se apresentaram dançando e cantando para a comunidade do grande Maracanã.
A secretaria de Segurança e Direitos do Cidadão colaborou com informações sobre as atividades do Procon, orientado a população sobre seus direitos enquanto consumidora.
A funcionária pública Marta Santos Coelho aproveitou a oportunidade para medir a pressão.
- Faz muito tempo que não vou ao médico. Não tenho tempo. Mas hoje aproveitei e medi - afirmou a funcionária. Marta estava com a pressão fora do recomendado e foi orientada para procurar um médico o mais rápido possível.
OFICINAS E PALESTRAS
A primeira feira da Cidadania contou ainda com oficinas de artesanato com material reciclável, sob coordenação da Apas - Associação de promoção e ação social. Sobre Meio Ambiente, várias entidades participaram orientando a população sobre as melhores maneiras de preservar o meio em que ela vive.
A coordenadoria das Promotorias do Rio São Francisco, o Ibama, a Emater e a secretaria de Meio Ambiente deram palestras e mobilização sobre água, animais silvestres, lixo, crédito rural, agronegócios, dentre outros temas. As apresentações foram ilustradas com exibição de vídeos, além de sorteio de brindes.
A estudante Maira Cardoso de 19 anos, que participou de uma das oficinas, disse estar muito satisfeita com o evento.
- Foi muito legal. Aprendi um montão de coisas com as palestras.
O evento teve atendimento e orientação com a justiça Eleitoral, o Juizado de conciliação de Montes Claros, a Justiça estadual – com participação do Juizado da infância e juventude –, a secretaria estadual da Fazenda e a Defensoria pública estadual, com a participação de representantes da Defensoria da mulher.
Para a dona de casa Margareth Simões, este tipo de feira é muito importante e deveria ser realizada mais vezes.
- Seria interessante se este tipo de feiras acontecesse mais vezes no bairro. Por meio delas, podemos buscar ajuda e aprender coisas novas. Se tiver, com certeza eu viria em todas elas - finalizou a dona de casa.