
No próximo dia 25, o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) promoverá o evento ‘Clio no Museu’, um ciclo de palestras conduzidas por mestrandas do departamento de História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Nesse encontro, tanto os estudantes de pós-graduação quanto os de graduação se reunirão para não apenas divulgar suas pesquisas, mas também para criar um ambiente de debate aberto entre a sociedade e o departamento, uma vez que o acesso ao evento é público.
Graduada em História pelo Unimontes, mestre e doutora em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a professora, Rejane Meireles Amaral Rodrigues, que atua no departamento de História e no Programa de Pós Graduação em História (PPGH), ambos da Unimontes, disse que o Clio começou em abril de 2022.
“Desde então, tivemos palestras todos os meses, apenas parando nos períodos de férias da Universidade. O objetivo é aproximar a produção do departamento de História da comunidade em geral”, comenta.
Segundo a professora, os temas abordados foram diversos, cada um deles contemplando uma abordagem distinta e explorando conceitos e metodologias variadas.
“Mas em termos de atrair o público, a palestra proferida pelo professor Jânio Marques, que abordou a História de Montes Claros na História de Minas, foi a palestra que tivemos um número maior de público externo ao curso de História e mesmo da Unimontes. O que me fez pensar a necessidade de diminuirmos a distância entre a academia e nossas produções da comunidade em geral”, completa.
Para a historiadora do MRNM, Karine Dias, o ‘Clio no Museu’ é uma importante iniciativa da comunidade acadêmica, pois consegue aproximar as discussões, que antes eram realizadas apenas no âmbito universitário, com a comunidade.
“Os encontros do Clio são bem recebidos pelo público, e não são somente pessoas da academia que participam. Então, observamos um espaço importante para universitários apresentarem suas pesquisas para a população, e esta saber o que a Universidade está produzindo”, disse Karine.
Nas narrativas mitológicas gregas, Clio era uma das nove musas, sendo a representação da história e da poesia épica.
MAIS INFORMAÇÕES
As informações para participar do Clio estão disponíveis nas redes sociais do MRNM, do departamento de História, do PPGH e do próprio evento. Você pode encontrá-las seguindo as seguintes contas: @clio.museu, @ppgh.unimontes, @historiaunimontes e @museuregionalnm