Estudantes intensificam campanha em favor do leite materno

Jornal O Norte
Publicado em 02/10/2007 às 10:40.Atualizado em 15/11/2021 às 08:18.

Pedro Ricardo


Colaboração para O NORTE 



Realizando mensalmente uma média de 350 partos e se constituindo num dos principais centros de atendimento médico hospitalar de referência em pediatria no Norte de Minas, a Santa Casa de Montes Claros será contemplada nesta terça-feira com o recebimento de aproximadamente 200 fracos destinados à coleta de leite humano, que é distribuído para crianças que estão doentes ou cujas mães tem dificuldade de amamentação. A doação envolverá estudantes do Centro Educacional Letrinhas Mágicas, sediado no bairro Delfino Magalhães e faz parte de uma campanha permanente que a Maternidade e a Pediatria da Santa Casa realizam através do Posto de Coleta de Leite Humano, envolvendo escolas e diversas entidades atuantes na região norte-mineira.



A enfermeira Karla Beatriz Ferreira ressalta a importância das doações de frascos ao Hospital, levando-se em conta que apenas vidros que já foram utilizados para a comercialização de maionese são apropriados para acondicionar o leite humano. Como as indústrias vêm continuamente substituindo os frascos de vidro por embalagens plásticas, em algumas épocas do ano o Hospital é obrigado a descartar parte do leite doado, o que evita a expansão do atendimento das demandas de recém-nascidos que são internados por algum problema de saúde ou, cujas mães, enfrentam alguma dificuldade para manter a amamentação dos seus filhos. O leite humano recolhido no Posto de Coleta da Santa Casa é doado por mães que tem excesso do produto e se constituem num apoio fundamental ao trabalho realizado pelos médicos e enfermeiros da Maternidade e da Pediatria.



Como a Santa Casa de Montes Claros integra a rede de hospitais “Amigos da Criança”, selo concedido pelo Unicef, a demanda de atendimento na maternidade e na pediatria tem aumentado continuamente. Daí a importância do trabalho implementado pelo Posto de Coleta do Banco de Leite Humano, que atende tanto recém-nascidos que precisam de internação na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, bem como de mães que por motivos de saúde não podem amamentar seus bebês.



A doação dos frascos à Santa Casa de Montes Claros será realizada a partir das 14 horas, quando será ministrada palestra na Escola Letrinhas Mágicas, enfocando a importância da amamentação. Karla Ferreira ressalta que além do envolvimento de adultos na campanha de doação de embalagens ao Posto de Coleta de Leite Humano, a participação de crianças se torna fundamental, pois desde cedo elas se tornam conscientes da importância da amamentação para a saúde e o crescimento sadio de bebês. Por outro lado, através da obtenção de orientações nas escolas, os estudantes acabam levando as informações para suas residências, o que contribui para a conscientização de seus pais e demais integrantes das famílias.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por