A estação de tratamento funcionará por intermédio de redes coletoras e interceptores. Todo o esgoto será levado até a estação, onde primeiramente passará por um tratamento preliminar. Nesta primeira etapa do processo, será feita a separação do material de maior volume e mais pesado, como lixo, garrafas pet e até mesmo metais. Na segunda fase, o esgoto passará pela grade fina, que retém papéis e plásticos. Em seguida, será feita a separação da areia.
Diretor Cláudio Dotti explica como vai funcionar a estação de tratamento de esgoto.
De acordo com Cláudio Dotti, diretor da estação, na fase seguinte é feito o tratamento biológico, pelo sistema anaeróbico, sem a presença de oxigênio, sendo utilizados quatro reatores. Ele diz ainda que cada um destes reatores tem capacidade de processar 125 litros por segundo. Ainda nesta etapa, acontece a separação do lodo.
Reatores têm capacidade de processar 125 litros por segundo.
- A partir daí, são usados os filtros biológicos aeróbicos, confeccionados com material reciclável. Na etapa final do tratamento de esgoto, ocorre o processo de decantação, com a água podendo ser lançada ao rio praticamente limpa - finaliza.