CIDADE

Esquema de drogas milionário é desarticulado

Ação policial impacta distribuição de droga para usuários em Montes Claros e região.

Leonardo Queiroz
Publicado em 22/05/2023 às 19:00.
operação de repressão ao crime de tráfico de drogas aconteceu de forma conjunta entre as policias (POLÍCIA CIVIL/DIVULGAÇÃO)

operação de repressão ao crime de tráfico de drogas aconteceu de forma conjunta entre as policias (POLÍCIA CIVIL/DIVULGAÇÃO)

Dois homens, de 27 e 31 anos, foram presos por suspeita de tráfico de drogas em Montes Claros, Norte de Minas. Operação conjunta entre as policiais Civil e Militar de Minas Gerais apreendeu durante operação de repressão ao crime de tráfico de drogas, realizada no último domingo (21), 25 barras de cocaína e duas motos. 

As diligências que antecederam a operação foram conduzidas pela Delegacia Antidrogas, Delegacia de Investigações Especiais, e ainda contou com apoio do Setor de Inteligência da PM. Conforme apurado pelas instituições, grande quantidade de entorpecentes chegariam ao município por intermédio de uma empresa transportadora situada no bairro Major Prates, na Avenida Tito Versiani; onde um traficante que se encontrava em São Paulo (capital) enviava a droga por uma transportadora. 

O suspeito de 31 anos que recebeu a droga possui passagem por furto. O suspeito de 27 anos que efetuaria a distribuição do entorpecente na cidade possui passagem por furto em Belo Horizonte. Ambos estão presos. O suspeito que realizou o envio pela transportadora encontra-se foragido. 

“O forte impacto que aconteceu nessa ação foi o financeiro. Acreditamos que o impacto foi no mínimo de 1 milhão de reais em análise onde essa droga seria vendida para usuários. Cerca de 25 a 28 quilos de cocaína seriam revendidas a grama por aproximadamente R$ 50”, explica o delegado titular da Delegacia Antidrogas e Delegacia de Investigações Especiais, Alberto Tenório Cavalcante Filho.

O delegado explica que tem sido identificado que a droga que tem chegado a MOC tem vindo de regiões potencializadoras de comércio de droga como São Paulo, outros e estados e até mesmo países. “Uma das características do comércio dessas drogas é por meio de transportadoras e de ônibus, mas em pequenas quantidades. O que chama a nossa atenção foi a grande quantidade que foi remetida essa vez. É uma desarticulação considerável de uma organização criminosa que teria uma participação efetiva do tráfico de drogas em Montes Claros onde também suspeitamos da atuação em regiões vizinhas como Januária, Janaúba e Salinas”, diz.

De acordo com a polícia, a pratica de utilizar transportadores diferentes era recorrente pela organização criminosa, para dificultar a ação policial. Nessa última, foi confirmada a droga por essa organização. 

A transportadora não tem vínculo com a ação realizada. A polícia destaca que as investigações vão prosseguir para que se possa identificar através dessa apreensão, o patrimônio, contas bancarias, toda logística e as estratégias utilizadas pelo crime organizado para trazer o material para MOC.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por