
As constantes ameaças de ataques às escolas em todo o país nos últimos dias levaram a prefeitura de Montes Claros a publicar decreto criando oficialmente o Grupamento de Rondas Preventivas Escolares (ROPE). O trabalho será feito pela Guarda Municipal que já vem atuando nos educandários juntamente com as Polícias Militar e Civil.
Na prática, o ROPE vai realizar rondas sistemáticas, pronto atendimento, presença ostensiva quando solicitado e aproximação com o corpo discente e docente das unidades de ensino municipal. O número 153, denominado “Disque Ronda Escolar”, estará disponível para que a população faça denúncias, solicitações ou busque informações sobre a situação.
Silvana Silva, corregedora da Guarda Municipal, explica que a administração disciplinou uma atividade que vinha sendo desenvolvida e que foi intensificada desde o dia 20 do mês passado.
“As Rondas Preventivas nas Escolas serão permanentes, visando a manutenção da paz e tranquilidade no ambiente escolar”, diz Silvana, acrescentando que, a parceria com as polícias permanece inalterada, bem como a interlocução constante com a Secretaria de Educação, para que a resposta a possíveis situações que possam causar preocupação, seja imediata. Sobre a possibilidade de aumento do efetivo, a corregedora destacou que está sendo avaliada pelo Executivo.