Entregue meia tonelada de alimentos ao Projeto Presente

Jornal O Norte
Publicado em 19/01/2010 às 09:11.Atualizado em 15/11/2021 às 06:17.

Valéria Borborema


Colaboração para O NORTE



No começo da tarde de segunda-feira, 18, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida doou 502 quilos de arroz, feijão, açúcar, café, macarrão e óleo na sede da Associação Padre Tiãozinho de Apoio a Pacientes Carentes com Câncer – Projeto Presente, no centro de Montes Claros. A iniciativa é fruto de campanha deflagrada na Novena do Natal de 2009, que conseguiu amealhar 1004 quilos de alimentos. A outra metade foi entregue à Fundação Sara, no último dia do ano.



Acompanhado de dois agentes de pastoral, o pároco, Padre Dorival Souza Barreto Júnior, repassou os alimentos não perecíveis à secretária do Projeto Presente, Michele Carvalho Mota. Ela recebeu de braços abertos a oferta da Igreja, que chegou em boa hora, visto que uma das ações ali implementadas é justamente a doação periódica de cestas básicas.



Michele explicou que a função do Projeto Presente é acolher o paciente carente em tratamento de câncer na região, além de atuar em campanhas de conscientização para o diagnóstico precoce e dos direitos deles. Os 1.480 usuários cadastrados têm acesso a atendimentos social e psicológico, assessoria jurídica e benefícios assistenciais, além de roupas, sapatos, medicamentos, suplementos alimentares, cadeiras de roda e de banho, perucas, muletas, andadores, sondas de alimentação e de urina, entre outros objetos, distribuídos conforme a necessidade de cada um.



Essas pessoas, sem faixa etária definida, são encaminhadas pelos hospitais Santa Casa de Misericórdia e São Lucas, após triagem feita por uma assistente social. Desde que comprovadamente carentes, todos são aceitos.



A presidente do Projeto Presente, Maria Ignez Dalla Bernardina Miranda, esclarece, em carta, que “a premissa central é contribuir para uma melhor qualidade de vida do paciente carente, oferecendo-lhes atendimento, acolhimento, apoio material e emocional”. Colabora, assim, para a “minimização do sofrimento dos pacientes e suas famílias,  ajudando-os a elevar a autoestima na luta pela vida”, complementa. 



O Projeto Presente sobrevive basicamente de doações, que podem inclusive ser mensais. Caso dos 100 associados que ajudam na manutenção da entidade. Os interessados em saber mais a respeito do Projeto Presente podem ir à rua Gabriel Passos, 159, centro, ou ligar para 3213-4296, das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, ou, ainda, via e-mail: p.presente@yahho.com.br . A sede possui recepção, salas para atendimento psicológico e de assistência social, quarto para descanso e capela.



A Associação Padre Tiãozinho de Apoio a Pacientes Carentes com Câncer homenageia um sacerdote muito querido na Arquidiocese de Montes Claros. Primeiro pároco de Nossa Senhora Rosa Mística, no bairro Jardim São Luís, o irmão de sangue do Arcebispo Emérito Dom Geraldo Majela de Castro morreu vítima da doença no dia 14 de março de 2005. Um ano antes, Padre Tião e a médica Priscila Miranda lançaram as sementes do Projeto Presente. A inauguração ocorreu em meados de 2004, com as bênçãos de Dom Geraldo Majela.



A Catedral de Montes Claros tem conseguido bons resultados com campanhas para arrecadar alimentos não perecíveis. Normalmente, elas acontecem na Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Paróquia, quando se costuma alcançar uma média de 600 quilos de alimentos, em dez dias de atividades. Os produtos são doados para instituições de caridade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por