Em voga, por André Carvalho - publicação de quinta e sexta-feira, 02 e 03 de outubro de 2006

Jornal O Norte
Publicado em 03/11/2006 às 10:39.Atualizado em 15/11/2021 às 08:43.



PRÓLOGO - LA CLEMENZA DI TITO



Injustamente esquecida, esta é uma obra bela e bem estruturada que revela a mão de mestre do seu autor.



A ópera composta por Wolfgang Amadeus Mozart e libreto de Pietro Metastasio, adaptado por Caterino Mazzola é uma das mais sérias, em dois atos, foi estreada em Praga a seis de setembro de 1791. As circunstancias que rodearam a estréia determinaram uma recepção fria por parte do público, mas os anos encarregaram-se de dar-lhe o merecido relevo.



La Clemenza di Tito é uma das últimas obras compostas por Mozart e, paradoxalmente, uma das menos conhecidas, não apenas entre as escritas nessa época, mas em geral entre a produção global do compositor. Musicólogos, críticos, amantes da música; todos se interrogam sobre os motivos que fizeram com que uma obra desta grandeza passasse despercebida, embora para alguns seja uma obra inferior à Flauta Mágica, composta praticamente ao mesmo tempo, para outros não fica, de modo nenhum, aquém desta.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



I ATO



Um plano para assassinar o imperador



A primeira cena introduz-nos o enredo da obra. Vitellia censura Sesto pela sua passividade ao não querer levar até ao fim o plano de assassinato de Tito que tinham projetado. Sesto manifesta-lhe a sua convicção de que Tito não merece tal fim, embora, no fim, acabe por ceder aos argumentos da vingativa Vitellia. Sesto, que se debate interiormente entre o seu dever de obediência para com Tito e o amor que tem pela jovem, exalta a figura do imperador. Desta forma, já no primeiro diálogo, são evidenciados os eixos principais da obra: o plano para assassinar Tito e a nobreza de caráter do imperador.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



INTERMEZZO



Regina Prates Coelho (mezzo-soprano), uma das damas da música erudita está na cidade a convite do conservatório estadual Lorenzo Fernandez. Ela veio participar das comemorações da Semana da Cultura e apresenta neste sábado, às 20h30min no Centro Cultural, com entrada franca, um concerto em avant-prèmiere da ópera La Clemenza di Tito, com participação do pianista Néri Contin, Demétrius Coimbra (tenor), Christiane Franco (mezzo-soprano), Maria Odília (soprano), Maria Amélia Callado (soprano), José Ailton (baixo), sob a regência do coro de Roberto Mont’Sá, esse projeto é uma produção da Companhia Mineira de Arte Lírica, que no ano de 2007 será montada na íntegra com a participação de vários músicos de renome, entre eles a Maestrina Maria Lúcia Avelar. A montagem será uma super produção e a convite de Regina vamos assinar os figurinos e o projeto de cenário. Na oportunidade gostaria de convidar as empresas que investem em cultura que se sensibilizam em levar arte e entretenimento à população, que apóiem esta montagem e associe a sua imagem a música de qualidade.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



II ATO - PARA NÃO PECAR



Aproveitando o dia de finados, eis algumas regras de etiqueta:



É muito comum perguntarem-me se existem regras de etiquetas para velórios, funerais e missa de sétimo dia. Não só existem regras como já existem nos grandes centros empresas responsáveis pelo cerimonial nestas ocasiões. Algumas pessoas até acham que nesses momentos não podemos pensar em regras, e que o melhor é sofrer a dor da perda de forma dilacerada. Mas é justamente nessas horas que as regras de comportamento social ajudam-nos a dar apoio à família. Tempos atrás fui ao velório de uma pessoa muito querida por todos os setores da sociedade, de repente uma senhora adentra o recinto, vestida toda em preto e um bonito óculos escuros. Até aí tudo bem, porém ela pecou ao usar uma bolsa ouro intenso com rebites e franjas e um sapato todo rebordado de miçangas multicoloridas. Certamente ela pensou: não posso perde a chance de roubar a cena, concorrência cruel e perigosa, pois da forma como adentrou até o falecido percebeu sua chegada. Ser discreto é o melhor caminho para essas ocasiões e fiquem sabendo que ao velório só devem comparecer apenas os familiares, os amigos mais próximos e pessoas ligadas à família. Se você conhecia o falecido (a) apenas superficialmente, deixe para manifestar seu apoio na missa de sétimo dia ou numa visita em um momento mais oportuno. Evite ficar recordando o fato que levou à morte ou recordando passagens da vida do falecido. A ocasião já é dolorosa demais para que você fique reavivando memórias. Os amigos mais próximos devem se revezar em turnos para que a família não fique sozinha durante a madrugada, se for o caso. Nessa hora, é sempre bom ter um amigo por perto. E aproveitem o tempo para orarem, orem muito, pois as orações chegam como luz do esclarecimento aos espíritos desencarnados.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



HOLOFOTES



Parabéns ao meu amigo Eustáquio Machado Coelho que aniversariou ontem e que veio comemorar a data na sua terra madre. Felicidades.



null



Essa Jovem beleza é Maria Luiza, filha do casal Wandi Ribeiro e Jeane Carla Ribeiro, eles estarão recebendo os amigos e colegas de Malú numa comemoração íntima no próximo dia 11 de novembro, mais um evento que leva a assinatura da Voga Cerimonial (leia-se André Carvalho). Estamos recebendo vários elogios pela criação do convite de Malú, aliás, sua produção fotográfica ficou sob nossa coordenação.



null



Rogério Moreno é um dos profissionais mais ecléticos que conheço. Esse meu amigo de longas datas, a cada dia se supera no talento, no atendimento e principalmente na simplicidade. Eis aqui um momento do seu trabalho ao lado da dèbut Maria Luiza.



Rogério é um profissional que se renova a cada instante e seu astral contagia a todos no Chez Marie. Também não é para menos, a dinâmica Mariazinha sabe o que faz e montou uma equipe invejável e que atende com extrema qualidade.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



EPÍLOGO



“Se o mundo quiser acusar-me de algum erro, acuse-me de piedade, não de rigor.”



(TITO, ATO II)


Frase da Ópera La Clemenza di Tito.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por