Colégio Indyu levará mais de 300 componentes em seus pelotões para o tradicional desfile
Com entusiasmo, estudantes do Colégio Indyu se preparam para a apresentação da fanfarra na avenida (LEONARDO QUEIROZ)
No próximo sábado (7), Montes Claros celebrará o 202º aniversário da Independência do Brasil com um desfile cívico que vai além da tradição, trazendo uma reflexão sobre a importância da educação ambiental. Com o tema “Educação Ambiental: um compromisso com a vida”, o evento visa conscientizar a população sobre a urgência de cuidar do meio ambiente e adotar práticas sustentáveis. O desfile contará com a participação de alunos de escolas municipais e estaduais, além de representantes de instituições públicas, privadas, associações comunitárias e ONGs.
Ao todo, 46 instituições irão desfilar na avenida Deputado Esteves Rodrigues, incluindo alunos do colégio Indyu e Impar, acadêmicos do Centro Universitário Funorte e das Faculdades de Saúde Ibituruna-Fasi, Hospital das Clinicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR) e Hospital Veterinário Renato de Andrade.
Isabel Christina Rodrigues Rabelo, supervisora pedagógica no Colégio Indyu e coordenadora dos ensinos Fundamental e Médio, explica que o colégio se apresenta no próximo sábado como defensor da educação ambiental. “Acreditamos que devemos ter esse compromisso com a vida. Reconhecemos que toda a vida importa e justamente por isso devemos respeitar e valorizar o cuidado com o meio ambiente”, diz.
O Indyu, que trará em seu desfile mais 300 componentes, ressaltará em seus pelotões a importância de saber reaproveitar materiais recicláveis, que faz parte da temática do desfile deste ano.
Matheus Felipe, do 9° ano Indyu conta que a expectativa é grande: “estou super empolgado para participar do desfile de 7 de setembro! O tema desse ano, ‘Educação Ambiental: um compromisso com a vida’, é muito importante para mim. Estou animado para mostrar tudo o que aprendemos sobre cuidar do nosso planeta. A gente vai fazer apresentações legais e espero que todo mundo se inspire a agir pela natureza. Será uma oportunidade incrível de mostrar que a juventude se preocupa com o futuro! Vamos juntos fazer a diferença!”, explica o aluno.
A concentração das escolas e instituições será realizada no estacionamento da Prefeitura, onde alunos, professores e representantes de diversas organizações se reunirão para dar início ao desfile. A expectativa é de que milhares de pessoas compareçam para prestigiar as apresentações que acontecerão ao longo do percurso, que vai da Prefeitura — Avenida Cula Mangabeira — até a praça Robson Costa, passando pela rua Santa Maria.
O professor Walter Moura, responsável pelo desfile da Funorte conta que este ano haverá novidades e mais de mil componentes no desfile. “Considerando a Funorte, as escolas Impar e Indyu e o Hospital das Clinicas Dr. Mário Ribeiro, teremos vários pelotões e mais de mil pessoas desfilando. Os nossos coordenadores vão levar para a avenida tudo de relacionado ao tema e o que os cursos podem contribuir com o meio ambiente. Ao todo, teremos três fanfarras onde acreditamos que será um belo desfile muito bonito e animado” diz.