Boas ideias

Em MOC, Mário Sérgio Cortella encerra evento ‘Norte Empreendedor’

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 04/10/2024 às 19:00.
Cortella provocou reflexões sobre empreendedorismo e o valor do cooperativismo durante sua palestra de uma hora (Sólon Queiroz)

Cortella provocou reflexões sobre empreendedorismo e o valor do cooperativismo durante sua palestra de uma hora (Sólon Queiroz)

O programa Norte Empreendedor, realizado pelo Sicoob Credinor em colaboração com o Sebrae Minas, finalizou sua segunda edição na noite de quarta-feira (2), em Montes Claros, reunindo aproximadamente 1.300 participantes.

Nesta edição de 2024, o Norte Empreendedor atendeu cerca de três mil pessoas em 16 municípios da região onde a cooperativa possui agências e atua em parceria com o Sebrae Minas. Os empreendedores tiveram acesso a capacitações gratuitas nas áreas de marketing, vendas, finanças, liderança, gestão e empreendedorismo.

Os municípios atendidos foram: Bocaiuva, Brasília de Minas, Capitão Enéas, Coração de Jesus, Francisco Sá, Icaraí de Minas, Januária, Lagoa dos Patos, Lontra, Juramento, Mirabela, Montes Claros, Salinas, São João do Paraíso, Taiobeiras e Varzelândia. 
 
EVENTO
A programação começou com um painel mediado pelo superintendente de negócios do sistema de cooperativas, Samuel Costa. Três empresários que participaram do programa compartilharam suas experiências e os desafios enfrentados, destacando as transformações que vivenciaram durante a iniciativa.

Em seguida, o filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella subiu ao palco para apresentar a palestra “Construindo Juntos: Cooperativismo, Persistência e Sucesso Empreendedor”. Cortella enfatizou a importância do cooperativismo como ferramenta essencial para o sucesso coletivo. Ele também abordou a persistência como um elemento fundamental na trajetória empreendedora.

Ariane Galdino, especialista do Sebrae em empreendedorismo, destaca que o programa é muito importante justamente para potencializar a partir do conhecimento e capacitação. “Estamos vivendo um grande momento no Brasil e no mundo que é a necessidade de mudança de consciência e de cultura dos empreendedores. Temos que estar com a cabeça mais aberta e mais ativa para olhar o nosso negócio de uma maneira mais profunda, para olhar com mais sensibilidade para a gestão de pessoas, para a gestão de finanças, para a gestão de forma em geral” diz.

“Então, eu penso que um programa como esse serve para fortalecer essa mudança de cultura de empreendedores mais preparados e mais abertos a inovarem. Potencializar todos os segmentos, independente do setor, da economia regional”, completa Galdino.

“O propósito do programa Norte Empreendedor é promover a prosperidade local, desenvolver nossas cidades, incentivar a geração de empregos e manter as riquezas em nossa região. Isso é particularmente significativo, pois reflete o trabalho que já realizamos na Credinor”, afirmou Dario Colares, presidente do Sicoob Credinor.

Jadilson Borges, gerente regional norte do Sebrae Minas, ressaltou que “toda boa ideia pode se transformar em um bom negócio, mas é fundamental realizar um check-up anual nas empresas. O Sebrae e o Sicoob Credinor desejam deixar um legado para os empreendedores e cooperados, transformando informações em conhecimento para melhorar seus negócios”.

Antecipando as comemorações pelo Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado no próximo sábado (5), o evento também anunciou a próxima edição do Norte Empreendedor, prevista para 2025, com inscrições já disponíveis nas agências do Sicoob Credinor.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por