Com a aproximação do período chuvoso, os antigos problemas de infraestrutura de Aparecida do Mundo Novo, distrito de Montes Claros, voltam à tona. A pavimentação recente de algumas ruas, que deveria ser celebrada, tornou-se um desafio para os moradores, que enfrentam dificuldades inesperadas.
“A cidade tem uma parte alta. Quando não havia asfalto, a água caía e se espalhava. Agora fica concentrada no asfalto, desce para uma barroca que fica atrás da casa e está provocando erosão”, explica o comerciante João Mendes, que visita à família no distrito; ressaltando que, na área que serviria para escoamento, foi feito um meio-fio e uma boca de lobo pequena, que impede a vazão.
“A água passa direto e sai no local errado. Na nossa casa, a frente está afundando pela água acumulada no entorno e pelo alargamento da barroca. O corredor entre a casa e a garagem fica interditado quando chove”, diz. Ele afirma ainda que em algumas casas o muro precisou ser perfurado para a água sair. Preocupado com a mãe, ele tentou resolver o problema solicitando à prefeitura um reparo, ainda no início das chuvas, entretanto, até o momento, nada foi feito. “Tem mais de um mês que buscamos uma solução. A situação parece simples de resolver, precisa de boa vontade e atenção. Disseram que mandariam alguém olhar, mas ficou nisso. Minha mãe está apreensiva”, destacou o morador, que afirma ter casos que são ainda mais graves que o dele.
Contatada, a Prefeitura de Montes Claros não forneceu respostas às indagações até o encerramento desta edição.