Logotipo O Norte
Terça-Feira,4 de Fevereiro
cidade

‘Efeito Dominó’ desarticula grupos criminosos em MOC

Operação cumpriu 20 mandados, prendendo dois suspeitos de ordenar um homicídio

Larissa Durães
larissa.duraes@funorte.edu.br
Publicado em 15/01/2025 às 19:00.

Na última quarta-feira (15), as polícias Civil e Militar de Montes Claros deflagraram a operação “Efeito Dominó”, com o objetivo de desmantelar quadrilhas ligadas a homicídios e à disputa por territórios do tráfico de drogas na cidade. A operação teve como ponto de partida um assassinato no bairro Santa Cecília em 24 de dezembro de 2023, que desencadeou uma onda de violência ao longo de 2024, com incidentes como tentativas de homicídio e tiroteios.

De acordo com Francielle Drummond, titular da Delegacia de Homicídios, o crime que motivou a operação teve como vítima um adolescente de 16 anos. “Esse jovem já havia sobrevivido a uma tentativa de homicídio em fevereiro de 2023 e, em dezembro, acabou sendo vítima de um homicídio consumado. A motivação está relacionada à disputa entre dois grupos criminosos que atuam nas regiões do Grande Renascença, Santa Cecília e Vila Tancredo Neves”.

Durante a operação, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, resultando na prisão temporária de dois suspeitos apontados como mandantes do homicídio. Além disso, três pessoas foram presas em flagrante e os policiais apreenderam armas de fogo, uma quantidade significativa de drogas, veículos, materiais para acondicionamento de entorpecentes, dinheiro e celulares. “Foram 30 policiais civis e 46 policiais militares envolvidos, além do apoio de dois cães farejadores”, detalhou a delegada.

A investigação revelou que o adolescente era filho de um dos líderes de um grupo criminoso, que, mesmo preso em Uberlândia, continuava controlando atividades ilegais em Montes Claros. “Esse controle demonstra como algumas facções criminosas conseguem manter sua influência mesmo no sistema prisional”, explicou Drummond.

O major da PM Frederico Lima Lessa, subcomandante do 50º Batalhão, destacou a parceria entre as forças de segurança na operação. “A Inteligência da Polícia Civil realizou levantamentos importantes e, em conjunto, conseguimos planejar e executar a operação. Essa união de esforços foi fundamental para os resultados obtidos”, afirmou.

Segundo ele, os dois grupos criminosos envolvidos disputavam o controle do tráfico de drogas, protagonizando conflitos violentos que, embora nem sempre relacionados diretamente ao tráfico, culminavam em disputas por territórios estratégicos. “Esses grupos são liderados por traficantes que têm seus ‘funcionários’. Muitas vezes, os conflitos começam por vingança ou desavenças e acabam girando em torno da disputa por pontos de tráfico”, explicou.

A operação teve como principais alvos os bairros Vila Tiradentes e Santa Cecília, mas também se estendeu a outras localidades, como Planalto, Morada do Sol, Vila Regina e áreas da zona rural.

Francielle Drummond informou que o inquérito sobre o caso continua em andamento e será concluído em breve. “Ainda há diligências a serem realizadas antes de encaminharmos o inquérito à Justiça”, concluiu.

“A operação ‘Efeito Dominó’ reforça o compromisso das forças de segurança em combater o crime organizado e aumentar a segurança em Montes Claros. O nosso recado aos criminosos é que aqui não!”, finalizou o Major Lessa.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por