Nágila Almeida
Colaboração para O NORTE
Em 2009, o Projeto Natal Reciclado 2009 será na rua e na “Vila do Bem”, privilegiando a transformação através da arte, do design e do artesanato. Um presente de muitos parceiros, na Rua Doutor Veloso, centro da cidade, o “Reino das Possibilidades” dos Montes Claros. O projeto é executado pelo Instituto Laborearte em parceria com a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros – ACI – e apoio de empresas e instituições públicas e privadas.
(fotos: NAGILA ALMEIDA)
Com o Natal Reciclado, a população vê a transformação de
mais de 15 mil garrafas pets em um universo de possibilidades.
Adriene Tupinambá, Gerente Executiva do Instituto, explica que “a Vila da Felicidade é uma forma de conscientizar sobre o meio ambiente externo e interno. Queremos despertar novas visões e maneiras de pensar, gerando renda com promoção humana para classes menos favorecidas. Vamos descobrir talentos e ensinar gente a fazer o belo, promovendo dignidade através do trabalho valorizado”.
O Natal Reciclado é uma oportunidade de irmos além das intenções solidárias, ajudando a mudar a construir um Natal mais vivo. A idéia é proporcionar mais que um cartão postal, mas despertar as pessoas e empresas para ações que reflitam durante todo o ano. “O grande número de visitantes ao local em 2008 mostra que a população gostou da idéia e as empresas compraram o conceito. O projeto proporciona mais que um cartão postal, as pessoas e empresas representam ações que refletem durante todo o ano”, destaca Geraldo Drumond, presidente da ACI.
As luzes do Natal Reciclado acendem o espírito natalino nos montes-clarenses. A população vê a transformação de mais de 15 mil garrafas pets em um universo de possibilidades. O projeto, que está na terceira edição, gera emprego e renda para centenas pessoas. “O trabalho de reciclar plástico vai além da criação de belas peças, que encantam pela harmonia de cores e formas, beneficia comunidades carentes e projetos sociais com jovens”, diz Adriene. “Os jovens criam e montam elementos que compõem a árvore de Natal, anjos, flores e guirlandas”.
Com o Natal Reciclado na “Vila do Bem”, o Instituto Laborearte, depois de 10 anos de caminhada vivenciando transformações, entra na segunda fase da Tecnologia Social -“Gente não é sucata”: a continuidade após o evento. “Será criado um espaço alternativo de valor crescente e permanente, que se torne um ponto de referência, no centro da cidade, praticando o conceito: economia solidária”, afirma.
Neste espaço serão comercializados produtos de qualidade gerados em projetos sociais, comunidades carentes e instituições beneficentes, utilizando resíduos industriais e matérias-primas desprezadas, sob a orientação, consultoria técnica e artística do Instituto Laborearte e peças de artesanato, arte e design, local e regional.
Adriene frisa que a metragem que será decorada da Rua Doutor Veloso, ou outras ruas a mais, dependerá dos recursos conquistados. “Daremos prioridade para a “Vila do Bem”, que beneficiará permanentemente os projetos sociais com seus produtos e histórias”.
O projeto prevê o investimento de empresas através de cotas. As empresas investidoras ganharão um quadro de 40 cm , produzido pelos alunos do projeto social de Instituto Laborearte, simbolizando um selo de Responsabilidade Socioambiental.
Outras informações no site www.laborearte.com.br, pelo e-mail laborearte07@yahoo.com.br, ou pelos telefones (38) 3223-3236 - 8822 4094.