Em regime de urgência foi aprovado pela câmara municipal projeto de lei do vereador Valcir da Ademoc que determina a doação de terreno para o Estado, no qual funciona a escola estadual Antônio Canela. Como primeiro benefício desta medida, o vereador destacou a construção de uma quadra poliesportiva coberta, pela secretaria de Estado da Educação, que beneficiará não só os alunos daquele estabelecimento de ensino, mas toda a comunidade do bairro Chiquinho Guimarães, que terá um local apropriado para atividades esportivas, sociais e de lazer.
A escola estadual Antônio Canela existe desde 1988 e funciona em terreno pertencente ao município, localizado na avenida Nossa Senhora de Fátima, esquina com a rua Dois, no bairro Chiquinho Guimarães, medindo 5.440 m2.
Atendendo pedido do vereador Valcir Soares, que encaminhou reivindicação de professores, alunos e moradores do bairro, o prefeito Athos Avelino Pereira enviou o projeto à Câmara Municipal no mês passado. Na reunião de terça-feira passada, Valcir Soares solicitou urgência na apreciação do projeto de lei, diante da sua necessidade para construção da quadra e outros benefícios que podem ser conseguidos pela própria escola, o que foi aceito pelos demais vereadores que também aprovaram a doação.
BENEFÍCIO
Com a construção da quadra coberta, destaca o vereador, não só os alunos serão beneficiados.
- A comunidade também terá benefícios, como atividades esportivas e de lazer nos finais de semana, servindo também para o Programa Amigos a Escola, diz.
O professor Alberto Antunes já está treinando pessoal da escola que vai atender a comunidade e segundo o diretor da Escola, Pedro Julião, o projeto para construção da quadra já está concluído e os recursos, orçados em R$ 378 mil, estão garantidos.
Valcir Soares lembra ainda que, segundo a superintendente Regional de Ensino, Salete Nether, assim que o terreno estiver legalizado, os recursos serão liberados. A primeira parcela será no valor de R$ 180 mil.
A escola estadual Antônio Canela já é uma escola inclusiva, possuindo alunos portadores de deficiências visual, mental e física. O vereador Valcir Soares verificou o projeto da quadra, constatando que todas as normas de acessibilidade, contemplando a pessoa com deficiência, foram atendidas.
- Para nossa comunidade vai ser de grande importância, além de atender as pessoas com necessidade especiais, destaca o vereador.