A gerente técnica do Hemominas, Elaine Veloso Rocha Urias, revela que com a chegada do frio o comparecimento de doadores cai 25%. Afirma que a participação da comunidade é fundamental para que o estoque de sangue não sofra um impacto considerável.
Elaine frisa ainda que as doações de sangue estão sendo feitas na Rua Dr. Veloso, 678, no ambulatório da Famed, uma vez que o prédio do Hemominas na Rua Urbino Viana, Vila Guilhermina, encontra-se em reforma. A expectativa dela é que até o final de julho o atendimento volte a acontecer no setor de captação de sangue.
Elaine afirma que o ambulatório da Famed atende todas as exigências, sendo um local confortável, onde as pessoas podem fazer a doação de sangue que pode salvar várias vidas.
REQUISITOS PARA DOAR SANGUE
Ter mais de 18 e menos de 60 anos; o peso deve ser superior a 50 kg; se homem, deve ter doado há mais de 60 dias; se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando e já terem passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto. Se você não teve hepatite após os 10 anos de idade; não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da doença de Chagas; não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses; não sofre de epilepsia; não tem ou teve sífilis; não é diabético; não tem tatuagens recentes (menos de 1 ano); não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos; não ingeriu bebidas alcoólicas nas 24h que antecedem a doação; se estiver alimentado e com intervalo mínimo de 2 horas do almoço; se dormiu pelo menos 6 horas nas 24h que antecedem a doação; se você não se expõe ao risco de contrair o vírus da aids, tendo comportamentos como: não usar preservativos em relações sexuais, ter tido mais de dois parceiros sexuais nos últimos 3 meses, usar drogas injetáveis.
DOAÇÃO
O doador passa por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir sua doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames em seu sangue: tipo de sangue ABO e Rh; Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares; teste de Coombs direto; fenotipagem do sistema Rh Hr ( D, C, E, c, e) , fenotipagem de outros sistemas; testes sorológicos para hepatite B, hepatite C, doença de Chagas, sífilis, HIV (aids), HTLV I/II. (SN)