Logotipo O Norte
Quarta-Feira,14 de Maio

Diretores de escola discutem fórum sobre liderança e gestão escolar

Jornal O Norte
Publicado em 08/06/2006 às 11:40.Atualizado em 15/11/2021 às 08:37.

A Ascom informa que, no II Fórum Municipal de Gestão Escolar, realizado pela Prefeitura de Montes Claros nos dias 05 e 06 de junho, cerca de 100 diretores e vice-diretores oriundos das zonas urbana e rural refletiram sobre “Liderança e Gestão Participativa” e ainda receberam orientações para a elaboração de planejamento estratégico no contexto escolar, além de socializarem temas de interesse da classe em trabalhos de grupo. Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Administração Escolar, o evento ocorreu na sede da Associação Recreativa Fazendária (Aref), na Fazenda Mocambinho, BR-135, saída para Belo Horizonte.



Na abertura do II Fórum, a gerente de Administração Escolar, professora Leda Clementino, destacou a importância da formação continuada, um compromisso de campanha do prefeito Athos Avelino, para o bom exercício da função de administrar escolas. Frisou que o objetivo do Fórum era justamente oferecer essa oportunidade àqueles profissionais da educação. Já a gerente Técnico-Pedagógica, professora Baby Figueiredo, pontuou que uma boa gestão requeria sobretudo o compromisso de dar o melhor de si no desempenho das tarefas inerentes ao cargo que ocupam.



Ainda durante a manhã de segunda-feira (05), a psicóloga Maria Adelaide Cardoso abordou o tema “Lideranças e Gestão Participativa”. Num primeiro momento, ela procurou desfazer mitos quanto à liderança. “Mitos de os líderes são os escolhidos, os super-homens, carismáticos e que já nascem prontos e acabados”, explicou. Adelaide Cardoso, uma especialista em Psicologia do Trabalho e Desenvolvimento Organizacional que atua na Novo Nordisk (antiga Biobrás) há 17 anos, apresentou a liderança “mais como uma marca do que uma pessoa ou um agente isolado”.



Depois, a psicóloga sublinhou a relevância da liderança na contemporaneidade, marcada pela competitividade e transformações constantes. Isso exige “lideranças participativas, democráticas e de inclusão”, complementou ao frisar que a gestão participativa solicita líderes assim. “Esse modelo quebra tabus e paradigmas de uma estrutura muito piramidal para criar uma estrutura em rede, que gera uma cultura de comprometimento que, a meu ver, é a essência da gestão participativa”, concluiu.



Na terça-feira (06), foi a vez de o assistente social e mestre em Ciências Sociais – Gestão das Cidades, Fernando Nacif, conduzir as atividades. Numa oficina de planejamento, auxiliou a elaboração do Plano de Ação Estratégica da Secretaria Municipal de Educação (SMEDU) para as escolas.  No decorrer de quatro dias – 16 e 17, 25 e 26 de maio –, Nacif, que há cerca de 14 anos trabalha com uma metodologia de planejamento voltada para a área pública de planejamento estratégico situacional, realizou a mesma oficina com o corpo técnico da SMEDU, que foi concluída na quarta-feira (07/06).



Governança Solidária - O II Fórum Municipal de Gestão Escolar ainda abriu espaço para que o secretário Municipal de Administração, Antônio Dimas Cardoso, acompanhado do titular da Pasta de Educação, professor Gilmar Ribeiro, apresentasse às dirigentes o projeto de Gestão Participativa e Governança Solidária de Montes Claros. O principal objetivo da proposta é a descentralização administrativa, que aponta para a pluralidade, o diálogo e o consenso entre o Executivo e a população.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por