O 152º aniversário do bombeiro nacional está sendo comemorado no Montes Claros Shopping Center desde ontem, segunda-feira, e segue até a próxima sexta-feira, 27, na praça de eventos do centro de compras. Uma exposição apresenta a história da corporação, suas atividades e instrumentos, e pode ser vista das 10h da manhã às 22 horas.
O evento é organizado pelo 7º Batalhão de bombeiro militar de Moc, que ainda realiza palestras, atividades esportivas e demonstrações de procedimentos de combate ao incêndio durante esta semana.
HISTÓRIA
O dia nacional dos bombeiros é comemorado no dia em que foi criado o primeiro corpo de combate a incêndios do Brasil, no dia 2 de julho de 1856. Na época, o imperador D. Pedro II criou o corpo provisório de bombeiros da corte. Seu primeiro comandante foi o major do corpo de engenheiros do exército, João Batista de Castro Moraes Antas.
O primeiro uniforme usado na corporação foi criado pela princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon, esposa do Imperador. Quatro anos depois, diante do êxito do serviço, o Corpo deixou a condição de “provisório” e passou a denominar-se corpo de bombeiros da corte. Desde aquela data, essa corporação nunca mais deixou de atuar com eficiência e dedicação à população.
Essa profissão que encanta os adultos e, principalmente, as crianças, que enxergam neles o heroísmo único, ficará mais próxima dos clientes e visitantes do Montes Claros Shopping Center.
CORRIDA
No próximo dia 29 de junho, domingo, será a vez de uma corrida atlética lembrar o CB. Será um momento de socialização e entretenimento entre os militares da região e atletas de diversas cidades do Norte de Minas. Entre os objetivos, está o incentivo à prática da atividade física como meio de promoção da saúde, além da demonstração de valores dos homens do CB de Minas Gerais. A largada será em frente ao parque municipal às 8h da manhã. O percurso terá 8,5 quilômetros.
Para participar, é necessário doar 2 kg de alimentos não-perecíveis (exceto sal e fubá) até o dia 27 de junho na sede da corporação. Mais informações pelos telefones: (38) 3221-7242 ou 9192-9243.