Logotipo O Norte
Quinta-Feira,21 de Novembro
In memoriam

Dia de Finados em Montes Claros: homenagens e reflexões marcam a data

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 01/11/2024 às 19:00.

Espera-se grande movimento no Dia de Finados, valorizando a memória coletiva e tradições familiares. Além das homenagens individuais, a data incentiva reflexões sobre vida e temporalidade (Parque dos Montes / divulgação)

Neste sábado (2), o Brasil comemora o Dia de Finados, ocasião em que o país presta homenagem aos entes queridos que já se foram. Em Montes Claros, maior cidade do Norte de Minas, os cemitérios locais esperam receber um grande número de visitantes, que irão honrar e recordar com carinho aqueles que já não estão entre nós.

Os cemitérios do Bonfim, Jardim Esperança e Parque dos Montes em Montes Claros estarão abertos durante todo o dia com missas e celebrações religiosas programadas para acolher os fiéis. Muitas famílias aproveitam a ocasião para limpar e adornar os túmulos com flores e velas, criando um ambiente de respeito e lembrança.

A expectativa é de que a data atraia muitas pessoas, reforçando a importância da memória coletiva e das tradições familiares. Além das homenagens pessoais, o Dia de Finados também é um momento de reflexão sobre a vida e a passagem do tempo.

De acordo com Rislane Gualter, diretora-executiva do Memorial e Cemitério Parque dos Montes, atualmente há 5.040 sepultados no cemitério. “Diante desse número de sepultados, esperamos neste dia de Finados um número de 15 mil visitantes. Haverá uma programação com missas em 4 horários e ainda serviço de floricultura e lanchonete”, diz. 

Maria Ilta, de 60 anos, conta que já se preparou para mais um Dia de Finados. “Todo ano, no dia 2 de novembro, eu vou ao cemitério com flores para homenagear aqueles que já partiram. Para mim, o Dia de Finados é um momento muito especial. É o dia em que podemos lembrar e celebrar a vida das pessoas que amamos e que não estão mais conosco.”, diz.

“Trago sempre flores frescas — normalmente rosas-brancas e cravos vermelhos — porque acredito que eles simbolizam o amor e a saudade que sinto. A cada flor que coloco no túmulo dos meus pais e dos meus amigos, sinto como se estivesse conversando com eles. É uma forma de manter viva a memória deles em meu coração”, acrescenta a dona de casa. 

“Este dia também me faz refletir sobre a fragilidade da vida. Às vezes, estamos tão envolvidos com o nosso dia a dia que esquecemos de valorizar as pessoas ao nosso redor. O Dia de Finados me lembra da importância de dizer ‘eu te amo’ enquanto ainda podemos. É uma oportunidade para nos conectarmos com nossas raízes e honrarmos aqueles que nos deixaram ensinamentos valiosos”, completa.  
 
HORÁRIOS 
No Cemitério Jardim da Esperança, haverá missas nos horários de 8h30, 10h30 e 16h30. No Cemitério do Bonfim, as missas acontecerão às 7h30, 9h30, 11h30 e 15h30. No Cemitério Parque dos Montes, as missas serão às 8h30, 10h30 e 16h. Serão onze celebrações ao longo do dia, buscando proporcionar aos fiéis momentos de oração e recordação. Além das missas, algumas paróquias realizam eventos e orações dedicadas à data, reforçando o simbolismo de esperança e fé na vida eterna, em memória daqueles que já partiram. Conforme o município, o horário de funcionamento será das 7h às 18h.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por