Logotipo O Norte
Quarta-Feira,5 de Fevereiro
cidade

‘Deu Red’: operação conjunta contra ‘rolezinhos’

Ação resultou na apreensão de 23 motocicletas e no bloqueio de 31 contas de Instagram

Leonardo Queiroz
leonardoqueiroz.onorte@gmail.com
Publicado em 19/12/2024 às 19:00.

Na última quinta-feira (19), a Polícia Militar de Minas Gerais, em conjunto com a Polícia Civil e o Ministério Público, lançou a operação “Deu Red” para enfrentar as infrações denominadas “rolezinhos” em Montes Claros. A ação resultou no cumprimento de 24 mandados de busca e apreensão, com a apreensão de 23 motocicletas e o bloqueio de 31 contas de Instagram associadas à organização e divulgação desses eventos. Além disso, uma pessoa foi detida sob acusação de desacato às autoridades durante a operação.

“Essa é uma ação que não termina hoje, existe um inquérito em andamento com previsão de outras fases da operação. O que buscamos realmente é trazer tranquilidade para o nosso município de Montes Claros, trazer segurança para que as pessoas possam viver, caminhar e circular com segurança”, explicou o comandante do 10° Batalhão da PM, tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves. 

A polícia informou que uma morte ocorreu no centro da cidade em 2024, resultado de um acidente com moto em manobra irregular, destacando o risco à segurança pública e aos residentes do município.

“Essa ação realizada no município tem o objetivo cessar essa atividade E Isso vai gerar mais tranquilidade não só para a população, mas para todos nós policiais militares que estão de serviço no dia a dia, crianças, idosos, todos que estão circulando em via pública e para os próprios indivíduos que são alvos nessa operação. Infelizmente, esses autores em redes sociais muitas vezes empinavam as motos próximas a viaturas com o intuito de que nós os perseguíssemos para dar mais engajamento nas redes sociais”, completa o tenente Luciano.  
 
OUTROS CRIMES
A delegada Aurea Alessandra Freitas explicou que, além de crimes de trânsito, outros tipos de crimes também estavam sendo cometidos por essas pessoas. “Eles também cometeram os crimes de associação criminosa, adulteração de sinal de veículo automotor, incitação ao crime e outros crimes que porventura também aparecerem durante os desdobramentos da investigação”, diz. 

“Em relação aos crimes de trânsito, podemos citar o crime de direção perigosa, onde andavam pela via pública em alta velocidade, colocando em risco a vida das pessoas que ali trafegavam, o crime de exibição de manobras proibidas sem autorização, arrastamento de pneus e empinando os veículos. Eles utilizavam as redes sociais e, durante a prática dessas manobras, transmitiam as lives ao vivo, influenciando outras pessoas a aderirem ao movimento, como adolescentes e crianças”, acrescenta a delegada. 

Ela ainda explica que, através da prática do “rolezinho”, eles também praticavam outras atividades criminosas, como a venda de rifas e camisetas, para angariar recursos para sustentarem essa prática. 

“Existe a parte da responsabilização criminal. A investigação está apenas no começo. Haverá outros desdobramentos. A princípio, todos os veículos estão à disposição da justiça. Terá também a parte de responsabilização com relação àqueles condutores que são habilitados, que é a parte de procedimento administrativo de trânsito. E ficando configurada a prática de outros delitos, todos serão responsabilizados judicialmente”, finaliza a delegada.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por