Prédio no Ibituruna vai abrigar nova sede da Receita Federal (Receita Federal/Divulgação)
A Delegacia da Receita Federal do Brasil em Montes Claros é mais um dos órgãos públicos que passa a funcionar no bairro Ibituruna, local em que já estão instalados os prédios da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb), Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Comercial e Industrial (ACI), entre outros.
Atualmente, a Receita Federal funciona ao lado do Mercado Municipal. Com a mudança, os serviços do órgão serão concentrados no novo endereço. O prédio é o mesmo onde já funciona o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Subseção Montes Claros (Justiça do Trabalho), localizado na Avenida Major Alexandre Rodrigues, n.º 65.
O terceiro andar do prédio será destinado à Receita. Conforme o delegado do órgão, Andrey Oliveira, a mudança faz parte da estratégia das duas instituições em Minas Gerais em compartilhar espaços e otimizar o consumo de recursos públicos.
“A economia é de mais de um milhão ao ano. Pelo acordo, os dois órgãos, RFB e TRT, compartilharão imóveis entre si, nas situações em que um deles estiver utilizando prédio alugado de terceiros, e a estrutura física onde a Receita está instalada é alugada. Considerando que o prédio onde funciona o TRT no município é da União, o Tribunal passa a recepcionar a unidade do Fisco Federal”, explica Andrey, ressaltando que em outros municípios, como Governador Valadares, o inverso também ocorre. O valor economizado considera os atuais custos mensais com despesas de aluguel e contratos com prestadores de serviço, que também serão compartilhados.
A mudança é gradual, mas a população deverá ficar atenta, já que, entre os dias 25 e 29 de novembro, o atendimento ao público da Receita Federal em Montes Claros estará suspenso. Nesse período, o contribuinte poderá receber atendimentos regulares por meio dos canais virtuais disponibilizados pelo órgão.