A secretaria municipal de Defesa Social de Montes Claros realizará hoje a partir das 17h no Centro cultural Hermes de Paula e amanhã às 8h na Faculdade de Saúde Ibituruna, a 2ª Conferência municipal de políticas públicas sobre drogas. A promoção é da diretoria de articulação e integração de defesa social, em parceria com o Comad - Conselho Municipal Antidrogas - e Secretaria Municipal de Cultura. O evento tem o apoio das polícias federal, civil, militar, e do exército brasileiro, através do 55º Batalhão de infantaria.
A solenidade de abertura acontecerá às 19 horas e contará com a presença de diversos palestrantes. O comandante da 11ª região da policia militar, coronel Heli Gonçalves, abordará temas sobre a violência. O secretário de Saúde, José Geraldo Drumond falará sobre drogas e o advogado Silvan Márcio de Oliveira, discorrerá sobre o tema de cidadania. O subsecretário de políticas antidrogas de Minas Gerais, Clóvis Eduardo Benevides estará presente entre outras autoridades.
A conferência dará ênfase à discussão dos temas violência, droga e cidadania. Na programação, a peça teatral “Pacto”, de autoria de Lena Guimarães e a 1ª mostra de atividades sobre drogas, será apresentada no Centro Cultural Hermes de Paula, no auditório Cândido Canela. A peça será apresentada logo após os palestrantes proferirem os temas. Amanhã as atividades serão desenvolvidas nas Faculdades de Saúde Ibituruna, com grupos de trabalhos temáticos, plenárias de orientações, votação e plenária final.
Segundo o diretor de articulação e integração da Secretaria de Defesa Social, Luciano Guimarães, as discussões respondem a um apelo do Governo de Minas Gerais, através das subsecretarias de Estado de Esportes e Juventude e Antidrogas. O objetivo é fazer com que os representantes dos municípios mineiros observem as medidas que devem ser tomadas em caráter prioritário, para que os entorpecentes sejam combatidos efetivamente, impedindo que milhares de jovens continuem sendo atraídos para o sub mundo do tráfico de drogas.
O diretor de articulação explica que dentro do setor de articulação e integração da defesa social existe uma seção de prevenção contra as drogas, que visa atender e acompanhar o histórico, além de realizar encaminhamento do dependente químico para tratamento, caso exista a necessidade.
- O sistema trata-se de atendimento pessoal, que envolva os familiares dos dependentes, além da conscientização das drogas ilícitas – diz.
Ele ainda fala que o setor trabalha na área de prevenção contra as drogas articulando e implementando políticas de prevenção e redução da demanda as drogas, realizando parcerias e pesquisas em faculdades da cidade.