O número de casos suspeitos de dengue em Montes Claros subiu de 465 para 687, de acordo com o relatório divulgado quinta-feira, 28, pela divisão de epidemiologia da secretaria municipal de Saúde. A situação fez com que o secretário municipal de Saúde, José Geraldo de Freitas Drumond, instituísse um comitê de combate à doença, formado através das coordenadorias das diretorias de promoção e vigilância em saúde, englobando os setores da estratégia de saúde da família, unidades básicas, coordenadoria de urgência e emergência, epidemiologia e o centro de controle de zoonoses.
- A intenção é constituir uma força tarefa no sentido de combater uma possível epidemia no município - afirmou o secretário.
A secretaria de estado da Saúde divulgou as 26 cidades em Minas com risco de epidemia. Montes Claros é a segunda colocada, com 7,8 de infestação de acordo com o último resultado do Lira - Levantamento de índice rápido do aedes aegypti. Entretanto, a prefeitura está tomando todas as providências para, em conjunto com entidades, órgãos e iniciativa privada, com apoio da população, eliminar o maior número de focos possível.
(XU MEDEIROS)
José Geraldo Drumond: Serão acompanhadas
pessoas contaminadas pelo mosquito.
Todos os profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários foram orientados através de capacitação realizada pela secretaria, visando melhor atendimento em casos de sintomas de dengue. De acordo com o secretário de Saúde, todas as unidades básicas servirão como centro de referência de combate à dengue.
- Através das unidades, vamos intensificar o acompanhamento das pessoas contaminadas pelo mosquito transmissor da doença - informou o secretário.
A população será atendida em todas as unidades básicas de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30. Nos bairros Esplanada, Renascença, Santos Reis e Maracanã haverá um horário especial de, 18h às 22h. O atendimento durante o dia será no hospital Alpheu de Quadros, Bairro Santo Antônio, que funciona por tempo integral e oferece ainda o serviço de coleta de material para confirmar ou não a contaminação e tratamento de sorologia. Na policlínica José Carlos do Espírito Santo, o atendimento será de 07 às 10h e de 13 às 17 h. Para outras informações, a secretaria de Saúde dispõe ainda o disque-dengue 0800 283 3330. (Fonte: Ascom Prefeitura)