Uma das missões do Corpo de Bombeiros é a prestação dos serviços de prevenção contra sinistro, proteção, socorro e salvamentos, sempre atendendo de forma eficiente e ágil os cidadãos em todo o território mineiro, atuando de forma integrada com os órgãos do Sistema de Defesa Social e sociedade, visando à melhoria da qualidade de vida e o exercício pleno da cidadania
Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Jornalistas, médicos, taxistas e motoristas de ônibus são algumas das profissões onde o descanso no sábado, domingo ou feriados longos, como o carnaval, praticamente existem. Uma outra profissão que segue este modelo é o Corpo de Bombeiros, que tem o objetivo de coordenar e executar ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe.
De acordo com o tenente do 7º batalhão do Corpo de Bombeiros em Montes Claros, Andrey Márcio, que trabalha na Coordenação de Atividades dos Bombeiros, fazer parte desta profissão é um orgulho pois a mesma possibilita conciliar o prazer pelo trabalho e a satisfação pessoal em ajudar as pessoas.
FERIADO
Bombeiro há mais de sete anos, o tenente Andrey Márcio diz que em dias comuns, o trabalho é feito em esquema de escala e rodízios que é de 24x 48. Ele explica que em períodos como o de carnaval, todo o efetivo foi distribuído para a realização de um trabalho mais efetivo, tendo inclusive a participação do pessoal que trabalha de segunda-feira a sexta-feira no setor administrativo.
- Todo o pessoal do quartel do Corpo de Bombeiros de Montes Claros foi empenhado a trabalhar em algum dia no feriado que passou. Eu, por exemplo, trabalhei das 8 da manhã de terça-feira às 8 da manhã de quarta-feira.
Andrey Márcio afirma que trabalhar no feriado é uma rotina, pois quando uma pessoa entra para o Corpo de Bombeiros o mesmo já tem consciência deste procedimento. Ele explica ainda que em época de feriado, como foi o carnaval, mesmo aquele bombeiro que está de folga fica de sobreaviso para que, se porventura surgir alguma eventualidade, ele possa estar de prontidão para exercer a sua profissão.
Andrey Márcio ressalta que ser um militar do Corpo de Bombeiros é ficar 24 horas por dia ligado com a profissão, independente de ser ou não feriado. Ele diz que o telefone celular ou residencial deste profissional tem que estar à disposição para facilitar o contato.
- Sou casado e pai de uma filha e tanto a minha filha quanto a minha esposa já acostumaram com o fato de eu não passar a maioria dos feriados com elas, como foi o feriado de carnaval. Digo que é um prazer estar ajudando várias pessoas por meio da minha profissão, seja em feriado ou em qualquer outro dia da semana.
O tenente Andrey diz ainda que ser bombeiro representa muito como ser humano, pois mesmo no feriado ou em outros tipos de comemorações, o objetivo principal é sempre o de cuidar para que as pessoas possam se divertir com segurança.
