Novas instalações, novas viaturas e até helicóptero. Essas são algumas das novidades anunciadas pelo 7º batalhão do Corpo de Bombeiros de Montes Claros
Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Na manhã desta sexta-feira, o tenente-coronel Jediael Alves disse com exclusividade ao O Norte que neste mês de junho o Corpo de Bombeiros do estado de Minas Gerais receberá, oficialmente, um helicóptero, e que um outro será entregue no mês de dezembro.
De acordo com o tenente-coronel Jediael Alves todo
o estado se beneficiará com o recurso (foto: Wilson Medeiros)
Ele diz que o helicóptero ficará na sede do Batalhão de Operações Áreas em Belo Horizonte. Segundo o oficial, o Batalhão é composto de 37 homens, entre mecânicos, pilotos e o comandante.
De acordo com o coronel todo o estado se beneficiará com o recurso, inclusive Montes Claros, em caso de combate a incêndio ou algum acidente automobilístico de grandes proporções.
- Este helicóptero tem um sistema de combate a incêndio chamado de Bambi Bucket que comporta 500 litros de água. A aeronave será útil em qualquer operação do Corpo de Bombeiros no Estado - diz.
NOVO PELOTÃO
O Tenente-coronel Jediael Alves revela que está sendo esperada a liberação de recursos para a conclusão da nova sede do pelotão do Corpo de Bombeiros, no bairro Canela, região sul de Montes Claros.
Ele diz que em audiência pública realizada há dois meses e, também, por ocasião da visita do vice-governador Antônio Anastasia à cidade, foi solicitada à liberação de uma verba da ordem de 2 milhões de reais para que as obras sejam retomadas.
O Tenente-coronel destaca o apoio da bancada de deputados estaduais, composta de parlamentares do Norte do estado, que não tem medido esforços para liberação deste dinheiro.
Ele citou ainda a câmara de vereadores e a prefeitura como parceiros importantes neste contexto.
- Foi feita uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, Ministério Público e o poder judiciário no sentido de que parte da construção fosse executada por meio de pena alternativa, por detentos da cadeia pública da cidade, o que aconteceu.
Ele ressaltou que o que já foi construído foi com a ajuda da comunidade de Montes Claros.
- É bom afirmar que as obras não foram paralisadas. Estamos apenas aguardando a liberação do recurso - explica.
Ele diz que a área de construção é de 10 mil metros quadrados é será classificada de Posto Avançado, e a sede atual situada na rua Pires de Albuquerque será o Batalhão Central.
- Já temos nas dependências do Pelotão dois tanques de combustível, vestiário, seção de transporte, oficina mecânica e quadras poliesportivas no ponto de receber o concreto.
CRESCIMENTO
O Tenente-coronel Jediael observa que o número de Bombeiros triplicou nos últimos anos, passando de 254 para 449, o que significa um crescimento de 100%.
Ele lembra que atualmente o Corpo de Bombeiros é o 7º batalhão, composto por 56 viaturas, sendo que o espaço para colocá-las é pequeno.
Jediael Alves salienta que o batalhão abrange outras cidades como Diamantina, Janaúba, Pirapora e o aeroporto de Montes Claros.
– Uma outra novidade é que recebemos uma viatura que comporta 11 mil litros de água. É um caminhão trucado que vai trabalhar no combate a incêndios. Considero isto mais uma conquista do 7º batalhão do Corpo de Bombeiros - conclui.
