Corpo de Bombeiros amplia abrangência na cidade e recebe novas viaturas

Jornal O Norte
Publicado em 06/07/2006 às 12:38.Atualizado em 15/11/2021 às 08:39.

Samuel Nunes


Repórter


samuelnunes@onorte.net



Segundo pesquisas realizadas com a opinião pública no país, o Corpo de Bombeiros é a instituição com mais credibilidade e de melhor conceito e aceitação entre as pessoas. Ele tem como objetivo coordenar e executar ações de defesa civil, prevenção e combate a incêndio, perícias de incêndio, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de catástrofe.



Para conhecer um pouco mais de perto as atividades da corporação dos bombeiros em Montes Claros, e para saber outras novidades a respeito do trabalho que vem sendo realizado por eles na cidade, na manhã de ontem, quarta-feira, a reportagem de O Norte esteve nas dependências do quartel do Corpo de Bombeiros de Montes Claros.



Na oportunidade, o comandante Jediael Alves Costa revelou que o governo do estado está reequipando a frota de veículos da guarnição do Norte de Minas em aproximadamente 20 veículos. Jediael Alves conta ainda que os novos carros que chegaram foram adquiridos com recursos provenientes da taxa de incêndio.



– Tínhamos a necessidade de termos novos carros, pois alguns dos que aqui estão já tinham pelos menos 20 anos de uso o que trazia dificuldades para o nosso trabalho. A maior parte destas novas viaturas veio para Montes Claros e as outras foram para as cidades de Diamantina e Pirapora.



PELOTÃO EM JANAÚBA



Conforme publicado na edição de sábado de O Norte, dando conta de que deste a quarta-feira, 28, já funciona nesta cidade o 5º pelotão do Corpo de Bombeiros, o comandante Jediael Alves confirma tal informação, sendo que o mesmo só não foi ainda inaugurado oficialmente. No entanto, já está atendendo às ocorrências daquela e de outras cidades vizinhas.



Ele acrescenta que este pelotão está em fase final de instalação e tem disponibilizado 10 viaturas e 32 homens. Ele conta ainda que Montes Claros possui a maior área do estado, em termos de porcentagem e que isto representa 26% de Minas Gerais.



– Já foi feito estudo técnico e cientifico no sentido de ampliarmos, ou seja, descentralizarmos os nossos serviços no Norte de Minas. Temos previsão para que isto aconteça nas cidades de Januária, Salinas, Jaiba e Espinosa - diz.



CONCURSO PÚBLICO



Outra informação importante lembrada pelo comandante Jediael Alves é quanto à abertura de inscrições para preenchimento de vagas para o Corpo de Bombeiros no estado de Minas Gerais. As inscrições já estão abertas e se estendem até o dia 27 de julho. Mais informações é só acessar o site, www.bombeiros.mg.gov.br.



Serão destinadas 125 vagas para todo o estado sendo que deste número 18 serão para Montes Claros. O Comandante Jediael Alves disse que para o ano de 2007 outros concursos serão realizados com preenchimento de 600 vagas ano. Segundo ele existe uma lei na assembléia do estado de Minas Gerais que é a lei de efetivo precisando de aprovação. Atualmente o Corpo de Bombeiros tem 4.200 homens e precisa chegar a quase 9.000 e isto acontecendo, as necessidades do Corpo de Bombeiros vão ser supridas.



NOVO PELOTÃO NO CANELAS



O comandante Jediael Alves revela que o novo pelotão do Corpo de Bombeiros do bairro Canela que fica na região sul de Montes Claros está previsto para ser inaugurado no próximo mês. Será um total de 30 homens que vão trabalhar 24 horas para atender aquele bairro e bairros adjacentes.



Segundo ele, foi feita uma parceria entre o Corpo de Bombeiros, ministério público e o poder judiciário e que algumas partes da construção deste pelotão foram construídas através de pena alternativa. O comandante Jediael Alves lembra que a atual sede está pequena sendo que o número do efetivo aumentou em quatro anos de 77 para 170 homens.



– É importante descentralizarmos os nossos trabalhos para outras áreas da cidade, a construção desta sede para este pelotão é para que a sede atual seja transferida no futuro para o bairro Canelas. Lá vai ser um batalhão do Corpo de Bombeiros, mas só que isso depende de algumas coisas.



Outro ponto ressaltado pelo comandante é que a construção do pelotão do Canelas foi realizada com a ajuda da sociedade de Montes Claros. Revela ainda que no futuro outras regiões da cidade, poderão receber também um pelotão do Corpo de Bombeiros. Ele acredita que este tipo de descentralização da área central da cidade é importante uma vez que é complicado atender uma urgência ou emergência em alguma parte da cidade tendo que sair pelo centro, que tem um trânsito complicado.



EXPOSIÇÃO DE REDAÇÕES



Com o objetivo de incutir uma mentalidade preventiva nas crianças, a unidade do Corpo de Bombeiros de Montes Claros realizou uma exposição de redações no quartel. Jediael Alves conta que um concurso foi realizado nas escolas estaduais, municipais e particulares. Várias premiações foram dadas aos vencedores em parceria com a comunidade, entre as quais bicicletas.



Ele disse ainda que uma solenidade foi realizada na semana passada no portal de eventos em comemoração ao Dia nacional do Corpo de Bombeiros - que é o dia 02 de julho. No Brasil, o Corpo de Bombeiros completou 251 anos e no estado de Minas Gerais 95 anos. Várias competições esportivas como, por exemplo, futebol de salão e soçaite foram realizadas entre a corporação.



– Tivemos algumas atividades para o público externo e interno, como apronto operacional, demonstração e simulação de incêndios no prédio da copasa. Também foram feitas homenagens a autoridades e colaboradores do Corpo de Bombeiros. Eu deixo ainda uma mensagem para a comunidade de Montes Claros que é o de estar sempre à disposição de todos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por