Logotipo O Norte
Domingo,20 de Julho

Coordenador de relações institucionais da FCA fala sobre campanha realizada durante Expomontes

Jornal O Norte
Publicado em 15/07/2008 às 09:45.Atualizado em 15/11/2021 às 07:38.

Samuel Nunes


Repórter



Durante a exposição agropecuária, no parque João Alencar Ataíde, que terminou no último domingo, a Ferrovia Centro Atlântica realizou uma campanha educativa à população, com a distribuição de panfletos. O coordenador de relações institucionais da empresa, José Osvaldo Cruz, falou sobre a meta da mobilização feita pela FCA.



Qual a importância da campanha para a empresa e para a população?



Segurança e respeito com as comunidades que convivem com a ferrovia são valores para FCA e esta campanha traduz estes valores. A campanha serviu para mostrar alternativas de como conviver em segurança com a ferrovia. Há pelo menos quatro anos já participamos em Montes Claros da Expomontes. Além desta oportunidade, durante o Carnaval deste ano e em outras ocasiões festivas, nas cidades em que a linha do trem está presente, o resultado foi que não houve nenhum tipo de registro de ocorrência nestes períodos.      



A empresa realiza campanha educativa em escolas e nas comunidades onde a linha férrea passa, no sentido de prevenir acidentes?



A FCA desenvolve o programa - Cidadania nos Trilhos. O programa acontece junto às escolas das cidades que interagem com a ferrovia. O Cidadania nos Trilhos é um programa de conscientização que mostra às comunidades que vivem próximas à linha férrea os cuidados necessários para evitar e reduzir ocorrências ferroviárias com terceiros. A iniciativa também visa explicar aos moradores dos municípios por onde passa a malha da FCA como funciona a empresa, quais são suas atividades e a importância da ferrovia para as regiões e o país.



Em Montes Claros o programa começou em 2004 e em 2006 a metodologia foi entregue a secretaria municipal de Educação.


 


A empresa realiza algum projeto social em Montes Claros?



Além do Cidadania nos Trilhos, a FCA mantém em parceria com a prefeitura de Montes Claros, um projeto de limpeza urbana ao longo da linha da ferrovia. Este projeto consiste na realização de mutirões de limpeza em alguns bairros vizinhos à linha da FCA. Uma vez por mês a prefeitura cede maquinários e os empregados da FCA executam a limpeza nas áreas escolhidas. O projeto começou em janeiro de 2008 com resultados muito bons.



Aquela escola que deseja conhecer a ferrovia, levar seus alunos a conhecer a estrutura da empresa na cidade e principalmente conscientizar quanto aos perigos de acidentes às margens da linha férrea tem que tomar qual medida?



Para visitar as instalações da FCA basta ligar e agendar uma visita. O contato é feito pelo o analista de comunicação que atende a localidade. Em Montes Claros, os contatos podem ser feitos pelo telefones (71) 3298-2004 e 0800 2857000.






(foto: ARQUIVO XU MEDEIROS)



SOBRE A FCA



A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) é uma concessionária do transporte ferroviário de cargas desde setembro de 1996, a partir do processo de desestatização da Rede Ferroviária Federal (RFFSA).



A FCA é responsável pela operação de uma malha com 8.066 km de linhas e abrange sete estados - Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe, Goiás, Bahia, São Paulo - e o Distrito Federal.



Uma das maiores ferrovias do país em extensão, a FCA é também o principal eixo de conexão entre as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Sua frota atual é formada por cerca de 12 mil vagões e 500 locomotivas, todas monitoradas via satélite (GPS).



Os principais produtos transportados pela concessionária são: combustíveis (álcool e derivados de petróleo), calcário, soja, farelo de soja, cimento, bauxita, ferro gusa, clínquer, fosfato, cal, combustíveis (álcool e derivados de petróleo), produtos petroquímicos e siderúrgicos.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por