Logotipo O Norte
Quarta-Feira,17 de Setembro
Negócios e capacitação

Conexão Industrial cresce e fortalece parcerias no Norte de Minas

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 19/08/2025 às 19:00.

A segunda edição do Conexão Industrial, realizada nesta terça-feira (19), reuniu 20 empresas âncoras e cerca de 80 fornecedores; mais que o dobro do público de 2024. O evento de dois dias promove rodadas de negócios, palestras e capacitações, organizado pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico e Similares do Norte de Minas (SIMETRON) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Regional Norte.

Jairo César Filho, presidente do SIMETRON, explicou que a ideia surgiu da necessidade de aproximar indústria e fornecedores. Ele procurou a FIEMG-Regional Norte e, juntos, formataram o Conexão Industrial. “A gente tem grandes players do fármaco se instalando em nossa região. E o sarrafo deles é muito alto em termos de certificações. Estamos trabalhando principalmente nessas dores, oferecendo ao empresariado as possibilidades de se preparar para atender a essas exigências”, complementa.

Everaldo Lima, gerente industrial de uma empresa veterinária, participou desde o início da articulação do Conexão. Destacou o alcance do evento, lembrou que a empresa de Montes Claros fabrica mais de 190 produtos distribuídos em todo o país e ressaltou a importância do Hospital Veterinário Renato Andrade para fortalecer parcerias na região. “Estivemos no hospital, que é muito organizado, tem uma condição muito boa, e podemos desenvolver produtos e metodologias bons para todos os lados. Para a cidade é excelente, nosso desenvolvimento é aqui e estamos fortalecendo a economia regional”, concluiu.

De olho na ampliação da empresa familiar, do setor de lavanderia, o empresário Diego Sena participou da primeira edição do Conexão e voltou. Ele conta que está colhendo frutos. “Iniciamos aqui alguns contatos e assim que a gente saiu, cerca de um mês depois, já estávamos fazendo a prestação de serviços. Atendemos hoje 3,5 toneladas de roupa por dia. E nossa planta tem capacidade para até 5 toneladas”, destaca o empresário. Para ele e a mãe Cleunice, um ponto de impacto no evento foi a capacitação, por meio de palestras e consultorias. “Foi tão positivo que resolvemos voltar esse ano. As palestras e as indústrias trouxeram para a gente qual vai ser a visão para os próximos anos, quais são as necessidades, e a gente conseguiu entender o que o mercado espera da gente nos próximos anos. De lá para cá, a gente vem aperfeiçoando o nosso serviço”, afirma Diego, que tem no rol de clientes hotelaria e farmacêuticas que estão em operação e outras que ainda não iniciaram as atividades, mas já articularam o serviço.

Adauto Marques, presidente da Fiemg Regional, explica que o Conexão nasceu em Montes Claros e, devido à adesão e boa resposta, foi replicado para dez regionais do estado. “A Fiemg ou tem como resolver os problemas que surgem na indústria ou vai criar condições de resolução. Esse é o nosso papel. Fortalecer as indústrias e o nosso Estado. Pouco a pouco a gente vai realizando”.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por