Samuel Nunes
Repórter
samuelnunes@onorte.net
Um bairro tradicional e, ao mesmo tempo, diferente, porque de lá do alto se tem uma visão panorâmica da cidade. Assim é o bairro Morrinhos. Por lá também o ar parece ser diferente, talvez pela sua altitude. Os moradores se orgulham de morar em um local importante para a história e a cultura da cidade. O bairro também tem seu valor no que se refere à presença de veículos de comunicação de Montes Claros. O alto dos Morrinhos sedia a rede de televisão Inter TV Grande Minas e a rádio 98 FM. Outra importante empresa bem ao lado é a estação de distribuição da Copasa.
Outro ponto de importância histórica considerável e que pode ser considerado um dos símbolos mais importantes de Moc é a igreja do Senhor do Bonfim, que fica no ponto mais alto do bairro.
Igreja do Senhor do Senhor do Bonfim que fica no ponto
mais alto do bairro Morrinhos (foto: Wilson Medeiros)
Uma poesia de Dina Mangabeira ilustra bem a importância e o valor deste que pode ser considerado um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade:
- Quando chegava aos domingos, que emoção? Ouvindo o sino pequeno badalar... Pelas escadas, os fiéis em profusão subiam ao morro para a missa rezar.
FESTA DO PADROEIRO
No dia 20 de abril O Norte publicou uma matéria sobre a necessidade de uma reforma nesta igreja. A comunidade está mobilizando a todos sendo que uma empresa de comunicação da cidade doou material para a reforma do telhado. Segundo o coordenador das pastorais e movimentos a arquidiocese de Montes Claros, Márcio Alexandre, através da paróquia Santa Rita de Cássia e a comunidade Senhora do Bonfim do bairro Morrinhos, está sendo organizando uma vasta programação, com objetivo de ajudar na reforma da histórica igreja dos Morrinhos.
PROGRAMAÇÃO
O tema central da programação é Evangelização e Missão Profética Novos Desafios. O horário para recitação do terço é às 18 horas e acontecem missas todos os dias, às 19 horas. Márcio Alexandre diz que está programação começa no dia 28 de julho vai até 06 de agosto.
- Que o senhor do Bonfim nos abençoe e nos guarde e nos ajude a ser a igreja no novo milênio, diz.
Sobre o atual estado físico em que se encontra a igreja dos morrinhos ele diz que foi retirado o mato do entorno, mas a igreja espera ajuda para a sua completa restauração.