O comitê de combate à dengue, formado por integrantes das divisões de promoção e vigilância em saúde da secretaria municipal de Saúde, estabeleceu várias ações de controle e acompanhamento dos casos suspeitos ou confirmados da doença em Montes Claros.
- O objetivo principal é acolher 100% das notificações. Além disso, todas as unidades de saúde vão oferecer atendimento médico e de enfermagem para atendimento de todos os pacientes com suspeita de contaminação, e realizar os devidos encaminhamentos - informou Patrícia Carvalho, membro do comitê.
(XU MEDEIROS)
Ações de combate à dengue se intensificaram no município.
Os agentes das unidades de saúde deverão acompanhar e monitorar todos os casos suspeitos e confirmados através de visitas domiciliares, semanais, com verificação da realização e resultados de exames, encaminhar as informações à coordenação de epidemiologia, também semanalmente, ou assim que forem colhidas para fechamento das notificações. O enfermeiro da unidade poderá também atender casos suspeitos, fazer a notificação e encaminhar para referência médica, caso a equipe da unidade esteja sem médico, naquele momento.
Pontos de atendimento – das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, todas as unidades de saúde da família e centros de saúde farão atendimento. No hospital Alpheu de Quadros, que já funciona 24 horas, também terá atendimento.
Plantões - Das 18h às 22h, haverá atendimento nos centros de saúde do Renascença, Santos Reis, Esplanada e Maracanã, de segunda a sexta-feira.
Coleta - A coleta de amostra para sorologia será no hospital Alpheu de Quadros, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, e também na policlínica Doutor Carlos do Espírito Santo, que fica na Avenida Sidney Chaves, Bairro Edgar Pereira, nos mesmos dias e horários. É importante ressaltar que a coleta só poderá ser feita no sétimo dia após o início dos sintomas.
Exames - As solicitações de exames laboratoriais, como hemograma e plaquetas, deverão ser encaminhadas pelos médicos das unidades para os laboratórios de referência com a seguinte justificativa: suspeita de dengue. (Fonte: Ascom Prefeitura)