Logotipo O Norte
Quinta-Feira,15 de Maio

Comerciantes do mercado participam de curso de manipulação de alimentos

Jornal O Norte
Publicado em 17/07/2006 às 11:19.Atualizado em 15/11/2021 às 08:39.

Cerca de 90 comerciantes do Mercado Municipal participam, a partir desta segunda-feira (17), do Curso de Manipulação de Alimentos. As aulas serão ministradas por técnicos da Vigilância Sanitária, sempre das 18h30 às 21h30, na Escola Técnica de Saúde, localizada na Rua Coronel Celestino (fundo da Igreja Matriz).



A iniciativa é uma ação conjunta entre as secretarias de Saúde, de Desenvolvimento e Assistência Social, de Agricultura e Abastecimento e de Educação. O treinamento, que vai até o dia 27.



PROGRAMA



No que concerne às carnes, o programa ensina como distinguir alimentos bons, contrapondo-os aos deteriorados. Como exemplo, tem-se a carne vermelha, para a qual os técnicos ensinam:



- A cor da carne bovina é avermelhada e brilhante, com cheiro suave, de consistência firme e elástica, não podendo apresentar manchas arroxeadas, negras, acinzentadas e esverdeadas, descongeladas ou não e apresentando odor forte. A carne salgada, quando apresentar larvas ou bichos mostra que houve contaminação por dejetos ou decomposição de ovos de moscas. A carne de aves deve ter aspecto, cor e cheiro característicos, além da ausência de manchas azuis e esverdeadas. Quanto aos peixes, observar os seguintes pontos: olhos: devem estar salientes, transparentes e nítidos; córneas: brilhantes e transparentes; guelras: cor rosa ou vermelha e brilhantes; pele: brilhante, úmida e perfeita; cheiro: próprio; consistência: firme; cauda: dura; escamas: brilhantes e bem aderidas à pele; ventre: certa resistência à pressão dos dedos.



CUIDADOS COM A HIGIENE



Quanto aos estabelecimentos, a Vigilância Sanitária alerta: observar a higiene do lugar e, principalmente, dos funcionários, que devem ter os cabelos protegidos por touca e usar jalecos brancos; as unhas devem estar bem cortadas e limpas; os alimentos devem ser protegidos por uma estrutura de vidro evitando possíveis contaminações; se o talher utilizado em determinada bandeja cair dentro de outra, esta deve ser trocada imediatamente; observar rigorosamente a temperatura do balcão onde são servidos os pratos; que deve ser de no máximo 10ºC para a parte fria - a quente dever estar sempre acima de 60° C; a comida não deve ficar exposta por mais de duas horas; o estabelecimento deve ter fixado em local visível o Alvará de Autorização de Funcionamento e o Certificado de Responsabilidade Técnica. Para os traillers de sanduíches e veículos que vendem cachorro–quente, é importante observar: se o veiculo apresenta alvará de autorização de funcionamento; se o compartimento, onde é preparado o sanduíche, está isolado do restante do veículo; nunca consuma maionese que esteja exposta ao sol; use copos, guardanapos e talheres descartáveis etc.



MAUS HÁBITOS



Ainda de acordo com a coordenação da Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde, as doenças de origem alimentar são causadas por maus hábitos na manipulação de alimentos. As pessoas, ao prepararem alimentos em suas casas, muitas vezes negligenciam práticas seguras de manipulação como lavagem de mãos, técnicas de preparo e armazenamento dos alimentos em temperaturas apropriadas e controle de manipulação cruzada, que é quando um alimento contamina o outro. A grande vilã das doenças transmitidas é a bactéria Salmonella, que, segundo a Organização Pan Americana de Saúde é responsável por 65% dos casos de infecções alimentares.



De acordo com o chefe da Vigilância Sanitária, Cardeque Soares, o Curso de Manipulação de Alimentos vai beneficiar, inicialmente, os comerciantes que trabalham no Mercado Municipal, mas a idéia é contemplar, também, a população de outras partes da cidade.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por